Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the cookie-law-info domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u777645271/domains/souportugal.com/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
A lei de nacionalidade portuguesa foi alterada, quais os principais pontos? - SouPortugal
Cidadania

A lei de nacionalidade portuguesa foi alterada, quais os principais pontos?

Respondendo a inúmeras perguntas que nos foram feitas sobre as alterações da lei de nacionalidade portuguesa contemplada no decreto-lei 26/2022, façamos aqui um breve relato das principais alterações.

Agora pais de português originário poderão requerer nacionalidade por aquisição desde que residam em Portugal mais de 5 anos.

Filhos de estrangeiros, nascidos em Portugal, podem ter a atribuição de nacionalidade portuguesa se um de seus genitores residir a mais de 1 ano em Portugal, de forma legal ou não.

Filhos de estrangeiros mesmo maiores, que nasceram em Portugal, e a tempo de seu nascimento seus pais residiam legalmente em Portugal, podem requerer sua nacionalidade. (para cidadania e vistos clique aqui)

Passa para alguns casos ser aceito, como forma de comprovar o tempo de residência, não só o título de residência, mas atestado de morada da junta de freguesia e prova de contribuições fiscais.

Para descendentes de sefarditas, passa a ser necessário comprovar ligações com a comunidade portuguesa, tais como herdar bens imóveis e quotas societárias, por exemplo.

Os processos de nacionalidade, a partir de 15 de abril passam a ser predominantemente digitais. Devendo a documentação ser enviada de forma digital, obrigatoriamente, quando por procurador advogado e solicitador. E de forma facultativa meio físico e digital para os demais. (para cidadania e outros documentos clique aqui)

Bem essas são algumas mudanças, mas sempre informamos da vantagem do assessoramento de um advogado ou solicitador, que pode lhe ajudar de forma mais assertiva a propor seu pedido de nacionalidade. Assim evitando erros e custos desnecessários.

Ficou com dúvidas? Tem alguma pergunta? Mande para nós.

Envie um email para: assessoria@souportugal.com

 

 

Colaboração: Dra. Suely Mendes

Grupo Mendes Martins | Assessoria e Advocacia de Resultados

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *