A Festa do Tomate Coração de Boi está de volta ao Douro
Durante o mês de agosto, o tomate Coração de Boi do Douro é rei e senhor à mesa de 16 restaurantes da região, de Vila Real a Lamego, Armamar e Torre de Moncorvo. A Festa do Tomate Coração de Boi do Douro está de regresso.
A Festa do Tomate Coração de Boi está de regresso ao Douro com mais uma edição, com presença em mesas de locais como Pinhão, São João da Pesqueira, Torre de Moncorvo, Vila Real ou Lamego, entre outros. Durante todo o mês de agosto, mais de uma dezena e meia de restaurantes desta região vão colocar nas suas cartas – em saladas ou em pratos especiais – esta variedade do fruto, criado por agricultores do Douro.
No restaurante Chaxoila, em Vila Real, por exemplo, vão confecionar-se migas de tomate Coração de Boi com pataniscas de bacalhau. Já na Casa dos Ecos, no Pinhão, este tomate surge em duas propostas, numa sopa fria e numa entrada em que é servido com flor de sal e azeite do Douro. No DOC, em Armamar, chega à mesa uma caldeirada de tamboril, mexilhão, carabineiro e tomate Coração de Boi. A Taberna do Carró (Torre de Moncorvo), a Cantina de Ventozelo (São João da Pesqueira), Pickles (Lamego), Bistrô Terrace (Armamar), Quinta do Portal (Sabrosa), Cozinha da Clara (Pinhão), Cêpa Torta (Alijó), Flor de Sal (Mirandela), e Cais da Villa (Vila Real) são os outros restaurantes que fazem parte desta iniciativa.
“O tomate Coração de Boi do Douro merece a fama que tem vindo a conquistar. A abundância de luz e as grandes amplitudes térmicas típicas da região reforçam as qualidades de textura, sabor e suculência deste fruto carnudo e com poucas sementes”, explica Celeste Pereira, líder da Greengrape | alltodouro, uma das mentoras deste evento.
Já a quinta edição do Concurso Tomate Coração de Boi do Douro, iniciativa lançada em 2016, fica adiada para o próximo ano, altura em que um leque de especialistas vai eleger, como é habitual, o melhor tomate da temporada nesta região. Saiba mais sobre sobre a Festa do Tomate Coração de Boi do Douro no Facebook.