O jornal britânico The Telegraph veio à Invicta, e foi embora com vontade de voltar. O resultado foi um roteiro pela cidade repleto de motivos para fazer do Porto o próximo destino de visita.
Sim, os baixos preços são uma das principais razões que trazem os turistas à segunda maior cidade portuguesa. Mas a eles juntam-se também «a boa comida e belas livrarias», assim diz o título do artigo que o The Telegraph publicou a 3 de janeiro.
Neste roteiro pelas principais atrações da cidade não faltam os já conhecidos pontos turísticos, como é o caso das tão apreciadas caves de vinho do Porto – do outro lado do Douro – e da icónica livraria Lello.
Mas há também pequenas lojas de produtos nacionais, ou mesmo edifícios mais contemporâneos – como o da Casa da Música – que captaram o interesse do jornal britânico. E até ruas que a publicação inglesa sugere para conhecer, tal como a das Flores, a da Ribeira ou da Avenida dos Aliados.
Esta é a lista com alguns dos espaços que, segundo o The Telegraph, são de visita obrigatória para quem está a pensar vir ao Porto.
-
1. Café Guarany (Baixa)
O histórico espaço da Avenida dos Aliados foi um dos lugares que mais cativou o jornal britânico, «tanto pela vista como pelo excelente café português». (Fotografia: Pedro Correia/GI)
2. Igreja S. Francisco (Ribeira)
A talha dourada do interior da igreja de estilo gótico foi um dos pormenores que cativou a publicação. (Fotografia: Pedro Correia/GI)
-
3. Loja Arch. Brito/Claus Porto (Baixa)
A loja/museu da Claus Porto (marca da Arch. Brito), na Rua das Flores é outra das sugestões do The Telegraph. Aqui pode encontrar sabonetes das mais variadas fragrâncias embrulhados em embalagens que «fazem lembrar a belle époque». (Fotografia: Artur Machado/GI)
4. Loja Oliva & Co (Baixa)
A Oliva & Co é uma loja especializada em azeite – um dos pilares da cozinha portuguesa – onde pode encontrar uma grande variedade de marcas de produtores nacionais, de várias regiões do país. (Fotografia: Artur Machado/GI)
5. Estação de São Bento (Baixa)
O edifício centenário da Estação ferroviária de São Bento cativa pela sua arquitetura de influência francesa e pelo seu célebre revestimento interior a painéis de azulejo azul que retratam passagens históricas. (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)
6. Capela das Almas (Santa Catarina)
«De beleza particular.» Assim caracteriza o Telegraph a Capela das Almas, na movimentada Rua de Santa Catarina. E mais, convida a ver o seu revestimento exterior a azulejo azul «à luz do anoitecer e através do fumo das castanhas a assar ali perto».
7. Torre dos Clérigos (Baixa)
O jornal não esquece ainda um dos marcos mais emblemáticos da cidade, a Torre dos Clérigos, construída na primeira metado do século XVIII pelo arquiteto Nicolau Nasoni (sepultado na igreja adjunta). A subida ao topo da torre não é fácil, «mas a vista vale o esforço». (Fotografia: Igor Martins/GI)
8. Livraria Lello (Baixa)
E como não poderia deixar de ser, desta lista não fica de fora a histórica livraria Lello. Para fãs de arquitetura, literatura, Harry Potter ou simplesmente bom gosto. (Fotografia: Rui Oliveira/GI)
Fonte: Evasões