Régua será Cidade do Vinho 2019 para ajudar a promover e a afirmar o Douro

Peso da Régua, sede do concelho com o mesmo nome, inserida na Região Demarcada do Douro, foi eleita pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho como Cidade do Vinho 2019.

O presidente da Câmara da Régua assumiu que o galardão Cidade do Vinho 2019 vai contribuir para a promoção, valorização e afirmação do Douro e inclui a aplicação de um milhão de euros em diversas iniciativas.

“É a primeira vez que uma cidade do Douro obtém este galardão. Esta foi uma candidatura do Douro e vai contribuir para criarmos cada vez mais valor acrescentado para esta importante fileira do vinho”, afirmou à agência Lusa o autarca José Manuel Gonçalves.

Presidente referiu que o atual executivo de Peso da Régua está empenhado em “dar ênfase à questão económica e à valorização do vinho”.

A candidatura a Cidade do Vinho teve como objetivo ajudar na capacitação da região e pretende ser “mais uma marca para afirmar o Douro no país e no mundo”.

José Manuel Gonçalves ressalvou que, nos últimos tempos, já foi realizado trabalho a nível da promoção e valorização do setor da vinha e do vinho, e adiantou que, ao longo de 2019, serão realizadas “múltiplas atividades”.

Um milhão de euros de investimentos

O investimento em “múltiplas atividades” será de “cerca de um milhão e meio de euros, em torno do vinho e da vinha”, revela a autarquia numa publicação da página do ‘Município do Peso da Régua’ na rede social facebook.

Esta é uma distinção que nos diferencia como território vinhateiro em Portugal. Desta homenagem a Peso da Régua e às nossas gentes sai o compromisso de continuar a promover o vinho, as relações humanas e comerciais em torno do maior embaixador de Portugal no mundo”, lê-se ainda.

Como exemplo das iniciativas a concretizar no próximo ano, o autarca José Manuel Gonçalves destacou à Lusa a realização de uma “feira de vinhos de dimensão nacional” e de um congresso que vai cruzar o tema vinho com os diversos escritores da região, muitos dos quais se inspiraram no Douro, nas suas paisagens em socalcos e no rio.

“O próximo ano, 2019, vai ser o ano em que vamos reforçar a nossa capacitação, a nossa promoção, o valor acrescentado da fileira do vinho e da vinha”, sublinhou.
Peso da Régua disputou o galardão Cidade do Vinho 2019 com Borba (Alentejo) e Viseu (Dão).
Esta distinção existe desde 2009 e já elegeu localidades como Madalena do Pico, Lagoa, Barcelos, Vidigueira, Viana do Castelo, Beja e Palmela.

 

Fonte: Mundo Português

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *