O que fazer em Setúbal no fim de semana prolongado

Setúbal é cada vez mais uma cidade aberta ao passeio, e estando a apenas 40 quilómetros de Lisboa não é difícil lá chegar.

O Sado, do estuário ao rio, os golfinhos seus habitantes e a Serra da Arrábida dão o enquadramento perfeito a uma cidade em franco desenvolvimento e que pertence cada vez mais às rotas de passeio de portugueses e estrangeiros. O próximo fim de semana prolongado, além dos eventos que acontecem na cidade, é a oportunidade ideal para conhecer melhor o destino, seja a provar o típico moscatel, a bordo de um barco ou a beber um copo num terraço.

 

Visitar

Moinho de Maré da Mourisca

No coração da Reserva Natural do Estuário do Sado, com um pequeno porto palafítico e embarcações de pesca, encontra-se o Moinho da Mourisca. Este centro de interpretação da natureza e sala de visitas do concelho nasceu, por obra da autarquia, num dos quatro moinhos de maré do estuário – este, construído no século XVIII. Provar doçaria regional e observar aves, como flamingos, estão entre as possibilidades.

 

Comer

De Pedra e Sal

Trezentos gramas de boa carne, um forno Josper e pouco mais é tudo aquilo de que o chef João Oliveira precisa para preparar o bife na pedra de sal, servido com batatas à padeiro e legumes assados. Foi diferente a aposta de Vasco Alves e Rui Almeida nesta mesa que privilegia as carnes (borrego, pato, porco e vaca uruguaia) em terra rendida ao peixe e ao choco frito. O espaço abriu há dois anos e tem um hostel com camaratas e suítes nos pisos superiores.

 

Fazer

Vertigem Azul

A cidade casa-se com o estuário do Sado e é lá que habita uma rara comunidade de roazes (golfinho) a nível mundial. Apostados em dá-la a conhecer e também preservar, Maria João Fonseca e Pedro Narra fundaram, em 1999, a empresa de turismo Vertigem Azul. Os passeios para ver golfinhos fazem-se todo o ano, assim o tempo o permita, e seguem a bordo de um imponente catamarã, com passagens pelo estuário e costas da Arrábida e Troia, sempre com o azul como pano de fundo.

 

Comprar

Casa da Baía

A loja da Casa da Baía representa os produtores de vinho da Península de Setúbal e inclui uma pequena cafetaria onde vale a pena, por exemplo, tomar um moscatel e provar um pastel de São Filipe. Também é aqui que se pode comprar as figuras de cerâmica Pasmadinhos de Setúbal e saber informações sobre operadores turísticos e eventos. Tudo num edifício do século XVII recuperado pela autarquia, onde antes funcionou uma casa de recolhimento para freiras da ordem de Nossa Senhora da Soledade.

 

Sair

Roof61

A varanda panorâmica sobre o Sado torna este espaço o único rooftop da cidade com todos os atributos: bar, esplanada e música. E são dois os ambientes, durante o dia passa música a um volume mais baixo, amigo das conversas, até o Sol se pôr, e à noite transforma-se em bar com DJ residente aos fins de semana e vésperas de feriado. Para ter esta experiência basta subir o elevador lateral do Fórum Luísa Todi até ao sexto andar.

 

Decibel

Mesas de madeira, janelas antigas a servir de decoração, um piano e um palco ao centro. Neste novo bar setubalense tudo foi pensado para acolher música ao vivo – na «carta», há blues, jazz, funk, bossa nova, rockabilly – e a fórmula parece estar a resultar. Antes das bandas entra um DJ com rock dos anos 1980 e 1990. No bar fazem-se cocktails de autor como o O Decibel (aguardente de medronho, sumo de laranja e grenadine) e o Luísa Todi Loves Strawberries (vodka, Bols morango, morangos e limão).

 

Ficar

Hotel Casa Palmela

Tem o nome da família Palmela e não da vila vizinha, como muitos creem. E é mesmo uma casa de família transformada no primeiro hotel de charme cinco estrelas do concelho de Setúbal, aberto em 2016. Os quartos, suítes e villas, dotados de uma piscina cénica sobre as vinhas, dão acesso direto aos 70 hectares da Quinta do Esteval, onde se pode percorrer trilhos até à serra da Arrábida, visitar as vinhas, andar de bicicleta ou fazer piqueniques românticos.

 

Foto: Orlando Almeida

Fonte: Evasões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *