Este é um dos edifícios mais fotografados do Porto

Construída em inícios do século XVIII, a Capela das Almas, ou Capela de Santa Catarina, é um dos edifícios mais fotografados do Porto.

A Capela das Almas, ou Capela de Santa Catarina, situa-se em plena baixa do Porto, na freguesia de Santo Ildefonso. Foi construída nos princípios do século XVIII e da mesma época data a imagem de Nossa Senhora das Almas, que se encontra no seu interior.

É um dos ex-librir da Cidade Invicta e basta olhar para a sua fachada para perceber porquê. Situada em plena baixa, a Capela das Almas destaca-se pelos 15.947 azulejos que cobrem a sua fachada.
É este o seu principal motivo de atração, mas o vsitante pode entrar livremente para ver outras obras de arte sacra no interior da igreja.

Sobre a porta existe um janelão rematado por um frontão circular, que exibe um vitral representando as almas, executado na trceira parte do século XIX, e de autoria do pintor Amândio Silva.
A torre sineira de dois andares ergue-se à esquerda separada por uma pilastra e coberta por uma cúpula encimada por uma cruz em ferro.

O altar-mor e os altares da nave têm já características neoclássicas, sendo dedicados a São João e a Nossa Senhora da Conceição, à esquerda, e Nossa Senhora de Fátima, Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Dores, à direita. O retábulo do altar-mor que representa a Ascensão de Cristo é da autoria do pintor Joaquim Rafael.

Em 1801 a capela sofreu obras de ampliação e restauro que lhe modificaram o estilo original.
E em 1929, todo o exterior foi revestido de azulejos azuis e brancos. Da autoria do ceramista Eduardo Leite e executados na fábrica Viúva Lamego, em Lisboa, representam passos das vidas de Santa Catarina e de São Francisco de Assis. Curiosamente, o autor misturou cenas da vida de Santa Catarina de Siena com as da virgem e mártir, Santa Catarina de Alexandria, que se destaca na fachada principal.

 

Fonte: Mundo Português

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *