Vinho azul? Sim, chama-se Gïk e já está à venda em Portugal
Nasceu em Espanha e tornou-se num fenómeno, com mais de 70 mil garrafas vendidas no país vizinho. Produzido a partir de uvas brancas e tintas, o segredo da cor está… em dois pigmentos orgânicos, existentes nos bagos.
Está disponível, para o mercado português, o primeiro “vinho azul” do mundo. Nascido em Espanha no final de 2014, chegou ao mercado no ano seguinte e tornou-se num verdadeiro fenómeno, ao vender mais de 70 mil garrafas. Agora, chegou a vez de Portugal conhecer este vinho (será vinho?), com 11,5 de álcool e sabor adocicado, produzido a partir de castas brancas e tintas (não especificadas) originárias de vinhedos dos quatro cantos do mundo (Espanha, França, Reino Unido e Austrália). Não tem denominação de origem porque, dizem, isso é “impossível”. Garantem ainda, os criadores do Gïk, que este vinho é feito através de umprocesso de pigmentação. “Em primeiro lugar, é criada uma base a partir de uma mistura de uvas brancas e vermelhas, que depois é adicionada a dois pigmentos orgânicos: índigo e antocianina – que vêm da própria pele das uvas utilizadas para fazer o vinho”. Acrescentam que o vinho azul não é submetido a qualquer processo de envelhecimento, ainda que lhe sejam adicionados “adoçantes não calóricos”.
Ou seja, mais do que um vinho, o Gïk é uma atitude. Irreverente e ousada, acrescente-se. “Um sabor doce e fresco e a vibrante cor índigo são as principais características do Gïk, com o objetivo de criar um vinho acessível a todos os jovens entre 18 e 70 anos de idade (…) Tu defines as tuas próprias regras e decides quando, onde, como e com quem queres brindar com um copo de Gïk”, pode ler-se no comunicado que apresenta o primeiro vinho azul do mundo. Apesar de não existirem regras, aconselha-se o consumo a uma temperatura abaixo dos 13 graus. Quanto a possíveis harmonizações, as sugestões são sushi, nachos com guacamole, molho tzatziki, massa carbonara e salmão fumado.
Resta acrescentar que vinho azul Gïk está disponível apenas para compras online, através do site www.vinhoazul.pt, em embalagens de 1, 2, 6 e 12 garrafas. O preço de venda recomendado é de €8 e os portes são grátis. Aritz López, porta-voz do projeto Gïk, garante que, apesar da recente comercialização “estamos muito satisfeitos com a reação do mercado português. Esperamos mesmo um crescimento similar ao que tivemos em Espanha.”
Fonte: Expresso