Vila Nova de Gaia vai ter um programa de rendas acessíveis
Além das novas construções, a iniciativa abrange também a reabilitação de edifícios. O investimento será de 70 milhões de euros.
Começou esta segunda-feira, 7 de março, a primeira fase do concurso público do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação que visa criar soluções de arrendamento acessível de Vila Nova de Gaia integrado na Estratégia Local de Habitação e apoiado pela autarquia, após um investimento de 70 milhões de euros.
As candidaturas encerram daqui a 45 dias, e estão destinadas a investidores imobiliários, empresas de construção civil e obras públicas. Além da construção de habitações mais económicas, o projeto pretende requalificar edifícios já existentes, dando-lhes uma nova vida.
“A grande expectativa é a de perceber se o mercado responde ao desafio que temos em mãos, criando uma oportunidade para atuar em duas frentes: a requalificação e a construção”, diz Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia. E acrescenta: “ [o projeto] representa um reforço da estratégia de sustentabilidade e de regeneração urbana, para a qual temos trabalhado empenhadamente e que entendemos que não pode ser descurada.”
Fonte: Nit