Praias de Cascais valem Ouro
A nível nacional foram distinguidas 396 praias com Qualidade de Ouro, 351 zonas balneares costeiras, 9 de transição, e 36 interiores.
Para a obtenção desta classificação as praias têm que obedecer a diversos critérios, entre os quais “a água ter apresentado uma qualidade Excelente” ao longo dos últimos cinco anos.
Cascais mantém o mesmo número de Bandeiras de Ouro face a 2017, e sem alteração de relevo por referência a anos anteriores, numa prova de constância da qualidade das águas balneares. Ao longo do ano, são realizadas mais de 630 análises às águas do concelho.
“A qualidade das nossas praias torna-as um dos destinos mais atrativos do Verão. Porque a sustentabilidade é inalienável, cuidamos das praias o ano todo, não apenas no verão. Porque a segurança dos banhistas é inalienável, somos o concelho do país que tem o maior período de época balnear”, afirma Carlos Carreiras, presidente da Câmara de Cascais.O galardão atribuído pela Quercus pretende criar e motivar os Municípios Portugueses a construírem e dinamizarem uma cultura de desempenho ambiental consolidado, com reflexos na qualidade da água balnear e que promovam atitudes de planeamento direcionado para a sustentabilidade e educação ambiental.
As praias de Cascais iniciaram a época balnear, a 1 de maio, período que se prolongará até a 15 de outubro, à exceção das praias de Bafureira e Abano, que mantêm a sua época balnear de 1 de junho a 30 de setembro.
Fonte: Câmara Municipal de Cascais