Portugal cresce mais que a Europa pela primeira vez em 3 anos
Espanha, com um crescimento real homólogo de 3% no quatro trimestre, pode ajudar a explicar a aceleração de Portugal. Dados novos do Eurostat.
A economia portuguesa cresceu 1,9% em termos reais no quatro trimestre de 2016 face a igual período de 2015, ao passo que a economia da União Europeia avançou 1,8% e a da zona euro 1,7%. Portugal volta assim a crescer acima das médias europeias, algo que não acontecia há três anos, desde o final de 2013, indicam as séries atualizadas do Eurostat, divulgadas nesta terça-feira.
Segundo a autoridade estatística europeia, na Europa dos 28 o país que mais cresceu na reta final do ano foi a Roménia (4,8%), logo seguida da Bulgária, onde a economia se expandia 3,4%.
Na zona euro, o país mais forte é Espanha, com um crescimento real homólogo de 3% no quatro trimestre, o que pode ajudar a explicar a aceleração de Portugal para os tais 1,9% pois o mercado vizinho é o maior parceiro comercial e de investimento da economia portuguesa. Chipre tem o segundo maior desempenho do euro, com uma expansão real do Produto Interno Bruto de 2,8% nos últimos três meses do ano passado.
Alemanha, a maior economia da moeda única, cresceu 1,8%, um pouco abaixo do ritmo português. França e Itália, segunda e terceira maiores, ficaram-se pelos 1,1%. O registo mais fraco pertence à Finlândia, que cresceu apenas 0,3% no quarto trimestre, estando inclusivamente à beira de uma recessão técnica (PIB caiu 0,3% face ao terceiro trimestre). Desde meados de 2013, que a economia europeia (zona euro e UE) saiu da recessão, estando atualmente a crescer à volta de 1,7% a 1,8%.
O crescimento em cadeia (trimestral) estabilizou em 0,4% na zona euro e em 0,5% na União Europeia, no quarto trimestre. Portugal tinha crescido 0,8% no terceiro trimestre, mas depois abrandou para 0,6% no seguinte. O Eurostat atualizará e expandirá as estimativas das contas nacionais dos países e agregadas no próximo dia 7 de março.
Fonte: Dinheiro Vivo