Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the cookie-law-info domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u777645271/domains/souportugal.com/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Porto revisita confrontos entre liberais e absolutistas em passeios e exposições - SouPortugal
CulturaEventos

Porto revisita confrontos entre liberais e absolutistas em passeios e exposições

A cidade do Porto vai recordar os confrontos entre liberais e absolutistas, da Revolução Liberal de 1820 à guerra civil de 1832-34, através de exposições, visitas e percursos orientados. A iniciativa é promovida pela Rota Porto Liberal e decorre até 30 de Setembro.

 

O programa cultural, designado “Pessoas, Espaços e Memórias”, inicia-se já na quinta-feira, dia em que se assinala simbolicamente a data sobre o desembarque de D. Pedro IV na praia Arnosa de Pampelido, em Matosinhos, e que está na origem do episódio do Cerco do Porto. Desde a Revolução de 1820 até à vitória liberal na guerra civil de 1832-34, a cidade do Porto “viveu intensamente o confronto” entre duas visões para a sociedade portuguesa, de um lado D. Pedro e os Liberais, do outro D. Miguel e os Absolutistas, e esse conflito – marcado pelo cerco de 13 meses à cidade – “deixou marcas profundas” que “perduram na memória urbana, nas suas ruas e lugares, mas também na música, nas artes, na arquitectura”, recorda o projecto Rota Porto Liberal.

São esses lugares, personagens e memórias que a Rota pretende evocar com diferentes iniciativas, até 30 de Setembro. Em comunicado, destacam-se três exposições temporárias nos museus Nacional de Soares dos Reis, da Misericórdia do Porto e Militar do Porto, com peças históricas das colecções destas estruturas museológicas que ilustram o confronto entre ideais, no início do século XIX. Quanto aos percursos e às visitas orientadas, adianta o comunicado, incidem sobre locais simbólicos da cidade e que permitem um maior conhecimento sobre o liberalismo em Portugal, como o Quartel de Santo Ovídio, o Cemitério do Prado do Repouso ou a Rua dos Mártires da Liberdade. Enquanto as visitas são gratuitas, os percursos orientados custam 5€ por pessoa.

A Rota Porto Liberal, que foi criada em 2017, junta entidades como a Câmara Municipal, Direcção Regional de Cultura do Norte, Exército português, Irmandade da Lapa e os museus da Misericórdia do Porto e Nacional Soares dos Reis.

Tem como objectivo proclamado divulgar “lugares associados a esse tempo de luta e ao contributo dado por D. Pedro IV, também libertador do Brasil e seu primeiro imperador, enquanto país independente”.

 

 

Foto: Adriano Miranda

Fonte: Fugas/Público

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs slot situs slot situs slot situs slot situs slot situs toto jual toto jual toto jual toto jual toto