fbpx
Eventos

Porto, Lisboa e Coimbra: quando é que as luzes de Natal se vão acender em cada cidade?

Lisboa já tem luzes no Chiado e Príncipe Real e várias autarquias querem antecipar as iluminações para incentivar o comércio.

Num ano em que tudo mudou, também o Natal, já ninguém duvida, deverá ser diferente: com menos encontros, menos reuniões, um espírito invariavelmente mais condicionado e provavelmente com menos saídas para compras.

No entanto, enquanto a crise sanitária se agrava também a económica parece cada vez mais complicada, e muitos comerciantes, autarquias e entidades não desistem de apostar na época natalícia para tentar recuperar um pouco do consumo — enquanto com luzes e árvores se tenta espalhar o espírito e magia de Natal.

Este ano, as luzes de Natal do Chiado acenderam-se mais cedo: no passado sábado, 31 de outubro, ainda nem a noite de Halloween se havia despedido, já a zona histórica da cidade estava iluminada.

Nas restantes ruas de Lisboa, ainda não há data oficial para as luzes montadas pela autarquia, que só costumam aparecer bem mais perto do final de novembro.

O Porto já tem data e é semelhante à habitual: a inauguração oficial está marcada para 28 de novembro e, ao que tudo indica, vai haver novidades. Falamos, por exemplo, dos selfies points, estruturas que vão ser montadas na Avenida dos Aliados, Praça dos Leões e Cordoaria — e que são específicas para quem quiser tirar uma selfie.

O número de ruas com iluminação vai ser idêntico ao do ano passado, que contou com 80 ruas iluminadas no Porto. Deverão ficar por lá até 11 de janeiro.

Já em Águeda, as luzes chegam mais cedo e em força. Segundo avançou a “SIC” nos últimos dias, esta será uma das primeiras cidades do País a apresentar-se completamente decorada com enfeites de Natal, com a iluminação decorativa a ser ligada já no próximo sábado, dia 7.

Em Coimbra, as luzes também vêm mais cedo do que o habitual e mais fortes do que nunca: 420 mil lâmpadas vão iluminar o Natal da cidade a partir da última semana de novembro e até 6 de janeiro, para impulsionar o comércio local, disse a autarquia.

Em Valongo, também os meios locais adiantam que, pelos mesmos motivos de impulsionar o comércio tradicional, o plano da autarquia é iluminar as ruas mais cedo, já neste mês de novembro.

Entretanto, a Madeira já anunciou que a festa na ilha começa oficialmente a 1 de dezembro com o brilho das luzes, que se acendem e enchem as ruas do Funchal com o espírito natalício. Além disso, pode contar com o tradicional Mercadinho de Natal, uma paragem obrigatória num destino já eleito pela European Best Travel como o mais seguro para esta época festiva — e que está a fazer o convite para que os cidadãos nacionais o visitem neste ano atípico.

Fonte: Nit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *