Nestas 7 casas viveram portugueses muito famosos
Uma cidade faz-se dos seus habitantes, e Lisboa não vive só de turistas e curiosos.
Os portugueses também têm história (com “H” grande) para contar, e nós decidimos mostrar-te onde em tempos viveram algumas figuras famosas.
1 – Fernando Pessoa
Possivelmente o poeta português mais conhecido de todos, o homem de múltiplos heterónimos que continua a encantar os leitores com a sua escrita.
Viveu os últimos 15 anos da sua vida em Campo de Ourique, onde hoje podemos encontrar a Casa Museu Fernando Pessoa.
Está aberta ao público, onde pode ser visto o seu quarto, com alguns dos seus objetos pessoais, exibindo regularmente exposições e com um programa cultural diverso.
Morada: Rua Coelho da Rocha 16 (Campo de Ourique)
Horário: de 2ª feira a sábado, das 10h às 18h
2 – Amália Rodrigues
Foi na Casa Amarela que Amália Rodrigues viveu durante 50 anos. Como a fadista deixou a sua casa é como ela ficou, e assim foi mantida até hoje, para a podermos ver.
Transformada na Fundação Amália Rodrigues, tem visitas guiadas todos os dias, e um belo jardim com concertos intimistas de fado e deliciosos petiscos.
Morada: Rua de São Bento 193 (São Bento)
3 – Maria Severa Onofriana
De origem cigana, diz-se que tinha uma beleza exótica. Considerada por muitos a fundadora do fado tipicamente lisboeta,conta-se que ficou famosa por cantar os seus fados à janela, para quem passava na rua.
Na Mouraria podemos encontrar o “Largo da Severa”, e a casa onde vivia assinalada com uma indicação, e com uma bonita guitarra desenhada na calçada portuguesa.
Morada: Rua do Capelão 35A (Mouraria)
4 – Luís de Camões
Poeta renovador da língua portuguesa, a sua obra “Os Lusíadas” é reconhecida como um dos maiores símbolos nacionais. Camões foi e é, uma das maiores referências da comunidade lusófona.
Apesar de existirem dúvidas sobre o local onde de fato viveu em 1580, é assumido pela população em geral que foi perto da Igreja de Santa Ana.
O Largo de Camões é um dos maiores pontos de encontro da cidade.
Morada: Calçada de Santana 139 (Martin Moniz)
5 – Cesário Verde
A casa onde viria a morrer Cesário Verde é um dos exemplos de degradação e mau cuidado de casas históricas.
Ainda assim, vale sempre a pena visitar a fachada e recordar o poeta impressionista do campo e da cidade, acompanhados da leitura do “Livro de Cesário Verde”.
6 – António de Oliveira Salazar
Uma personagem controversa, mas muito marcante na história do nosso país. I
Inspirado pelo fascismo e pela religião católica, instaurou uma política nacionalista durante vários anos (muito conturbados) em Portugal. Hoje, a sua casa está ao abandono.
Morada: Rua Bernardo Lima 64 (Marquês de Pombal)
7 – Luís António Alves dos Santos
Conhecido como “O Negro”, Luís dos Santos recebeu a sua alcunha por ter sido o último carrasco em Portugal.
Vivia algures no Pátio do Carrasco, que, reza a lenda, ainda hoje é assombrado pelos gritos das vítimas de Luís. Será? O melhor é comprovares por ti mesmo!
Morada: Pátio do Carrasco (Alfama)
Muitas das casas que algum dia pertenceram a alguém importante, estão abandonadas, mal preservadas ou só perdidas.
Algumas já desapareceram, como aconteceu com a casa de Almeida Garrett, na Rua Saraiva de Carvalho, no bairro da Estrela.
Fonte: Lisboa Secreta