Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the cookie-law-info domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u777645271/domains/souportugal.com/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho abre em Torres Vedras - SouPortugal
Cultura

Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho abre em Torres Vedras

A inauguração do museu – com entrada gratuita durante o mês de agosto – coincide com o dia em que a primeira etapa da em linha da Volta a Portugal arranca de Torres Vedras, e põe em destaque a vida do ciclista Joaquim Agostinho, bem como a história da modalidade dentro e fora do país.

É no mesmo dia em que a primeira etapa em linha da Volta a Portugal parte de Torres Vedras, que é inaugurado o Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho. Na verdade, a etapa arrancou precisamente junto a este novo equipamento cultural, que abriu as portas, quinta (12), e que poderá ser visitado de forma gratuita durante o mês de agosto.

O museu encontra-se no espaço do antigo refeitório da Casa Hipólito, no Bairro Arenes, e vai apresentar uma exposição permanente e outra temporária.

Segundo o comunicado enviado meios de comunicação, a missão do museu passa por “preservar a memória do ciclista torriense Joaquim Agostinho” e “promover o ciclismo enquanto prática desportiva e social”, sendo que, para isso,”o equipamento irá investigar, conservar, interpretar, divulgar e valorizar os testemunhos materiais e imateriais mais relevantes da história do ciclismo, do uso da bicicleta e da memória e identidade da comunidade ciclística”.

Quem visitar o museu poderá ver a exposição permanente “53:11 Esforço e Glória. Joaquim Agostinho e uma Volta à História em Bicicleta”, que põe em destaque momentos da história do ciclismo internacional e nacional, como a evolução da bicicleta e das modalidades que compõem esta prática desportiva, os atletas, as memórias dos adeptos portugueses, e ainda o percurso de vida de Joaquim Agostinho.

Já a exposição temporária, chamada “Um Outro Lado da Bicicleta”, oferece um olhar sobre as mais variadas utilizações da bicicleta ao longo dos tempos, como “as profissões em bicicleta, a deslocação para as fábricas, o uso militar, a ligação aos movimentos de emancipação feminina, a ligação às novas formas de vivenciar as cidades, o desporto amador e os amores e poesias trazidos pela bicicleta”.

Atividades lúdicas e pedagógicas serão promovidas pelo serviço educativo do museu, que abordarão temas como “a educação rodoviária, a mobilidade e o seu impacto no meio ambiente, a atividade física e a adoção de hábitos de vida saudáveis”.

O equipamento está de portas abertas de terça a domingo, entre as 10h às 13h, e as 14h às 18h. O valor da entrada é de 2 euros, e crianças até aos 6 anos não pagam.

 

 

 

Foto: DR

Fonte: Evasões

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *