Lontra foi filmada a nadar no rio em Braga
Para muitos portugueses, falar em lontras no nosso País é sinónimo imediato do Eusébio e da Amália — as míticas lontras do Oceanário de Lisboa, que entretanto já morreram e deixaram os seus filhos, entre novos residentes da mesma espécie. Mas estas não são, nem de perto, as únicas no território nacional.
A lontra europeia pode ser encontrada — e tem-no sido em larga medida, nos últimos anos — em praticamente qualquer parte Portugal, em diversos rios de norte a sul. Como explica a plataforma dedicada a turismo do norte, a Montes de Laboreiro, é no entanto sobretudo no norte, onde os cursos de água gelada que nascem no Gerês, no Minho, e no Montesinho, em Trás-os-Montes tornam o ambiente mais propício, que é mais fácil e provável ter encontros imediatos com este animal.
Foi o que aconteceu esta quarta-feira, 5 de maio. Segundo o jornal “O Minho“, uma lontra foi filmada no rio Este, em Braga. O vídeo do momento foi enviado a este meio local por uma leitora, Ana Margarida Fontes, que o captou ao início da tarde na Rua dos Barbosas — e pode ser visto online.
Nos últimos tempos, adianta o jornal, têm sido vários os encontros de cidadãos e lontras na zona, depois registados em imagens ou vídeo.
Fonte: Nit