GOVERNO ESTÁ A TRABALHAR PARA CRIAR CENTRO DE INVESTIGAÇÃO INTERNACIONAL
O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior afirmou que o Governo está a estudar a forma de criar um centro de investigação internacional dos Açores, como compensação pela redução da presença dos EUA na base das Lajes, «na forma de uma organização intergovernamental».
Manuel Heitor disse que o objetivo é «reunir a comunidade científica de todo o mundo naquilo que é o desenho e planeamento de um projeto que se quer com grande impacto, para Portugal mas também para a relação transatlântica, entre a Europa e os Estados Unidos».
A bordo da caravela Vera Cruz em Lisboa, durante uma ação promovida pela Ciência Viva, o Ministro acrescentou que esta ligação também pretende unir países do hemisfério norte e do hemisfério sul. «Por isso estamos a envolver o Brasil e a África do Sul no planeamento», referiu.
Já com três workshops feitos para estudar o projeto, e com mais três planeados, Manuel Heitor afirmou que este «tem recolhido o interesse de muitos atores privados e grandes empresas» em áreas como a aeronáutica ou a engenharia oceânica.
Os Açores «disponibilizam uma infraestrutura e um laboratório único» e a ideia é começar em 2017 em várias ilhas, como a Terceira, Graciosa, Faial e São Miguel.
Cimeira de Varsóvia
A criação do centro de investigação foi tema de conversa entre o Primeiro-Ministro António Costa e o Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, na cimeira da NATO de Varsóvia, em julho.
Na altura, o Primeiro-Ministro referiu ter disponibilizado a Obama o «resumo do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido» entre o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e o Secretário da Energia dos EUA, Ernest Moniz, para o «aproveitamento dos Açores como uma plataforma muito importante» na área da investigação.
António Costa disse que esta pode ser «uma boa oportunidade para a reconversão que está em curso da utilização da base das Lajes e encontrar uma nova vocação para aquelas infraestruturas».
Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior