Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the cookie-law-info domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u777645271/domains/souportugal.com/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Festival Latitudes volta a Óbidos com livros, viagens, música e exposições - SouPortugal
CulturaEventos

Festival Latitudes volta a Óbidos com livros, viagens, música e exposições

Durante quatro dias, entre 21 e 24 de abril, o festival cultural Latitudes regressa a Óbidos, depois de uma pausa de dois anos. A literatura e as viagens são a espinha dorsal da iniciativa, que junta também música, exposições, dança, vinhos e comida.

O Festival Latitudes regressa a Óbidos para a quarta edição, após dois anos de interrupção devido à pandemia de covid-19, com cerca de 40 propostas que juntam literatura e viajantes entre os dias 21 e 24 de abril. Nesta edição, o festival dedicado à literatura de viagens aposta num encontro entre a gastronomia, o vinho, os livros e a música, na exposição “Sketch Tour Portugal” e na inauguração da segunda residência literária, dedicada ao poeta Ruy Belo (1933-1978).

“Durante quatro dias, Óbidos transforma-se numa festa consagrada à Literatura, acolhendo todos os viajantes”, afirma a vereadora da Cultura da Câmara de Óbidos, Margarida Reis, citada na nota de imprensa da câmara municipal, explicando que o evento tem “um tema abrangente, atual e com muita necessidade de reflexão e partilha de ideias, principalmente após um período de confinamento”.

No primeiro dia, realiza-se um jantar literário inspirado numa “Viagem a Portugal”, a partir da obra de José Saramago (1922-2010), a apresentação da edição especial da obra homónima do Nobel da Literatura de 1998, a inauguração da exposição “Sketch Tour Portugal”, que dá nome ao livro apresentado no próprio dia, e a conferência “Turismo Literário enquanto produto turístico”. Juntando literatura e viagens, o segundo dia é dedicado a uma aula aberta sobre literatura de viagens, a uma palestra sobre mulheres viajantes e à inauguração da exposição de pintura “voar”, de Carlos Viseu.

 

A vila medieval volta a receber o festival de literatura e viagens. (Foto: Diana Quintela/GI)

 

O programa do terceiro dia é reservado a conversas sobre literatura de viagens e antropologia, crónicas de viajantes, mulheres viajantes, à apresentação da série documental “Viagem a Portugal”, com o realizador Ivan Dias, e à tertúlia sobre a viagem a Marrocos, inpirada pelo escritor norte-americano Paul Bowles (1910-1999), autor de “O céu que nos protege”, que aí viveu e morreu.

No último dia, o programa tem previsto uma conferência sobre a primeira travessia aérea do Atlântico Sul, empreendida há um século por Gago Coutinho e Sacadura Cabral, uma palestra sobre o itinerário ‘Bowlesiano’ em Portugal e a apresentação do livro “Os retornados de Xangai- Histórias de Portugueses no Oriente”, por António Caeiro.

 

 

 

Foto: Diana Quintela/GI

Fonte: Evasões

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *