fbpx
Economia

Exportações portuguesas do setor dos vinhos cresceram 7,5% em 2017

As exportações portuguesas do setor do vinho cresceram 7,5% em 2017, tendo atingido quase 780 milhões de euros, um recorde para esta fileira do agroalimentar.
A revelação já tinha sido feita pelo ministro da Agricultura, Florestas e do Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, durante a vista ao SISAB PORTUGAL (Salão Internacional do Setor Alimentar e Bebibas), cuja 23º edição decorreu de 12 a 14 de fevereiro no Altice Arena, em Lisboa.
“Num ano em que apesar de todas as condicionantes e da seca, a produção tinha aumentado e com vinhos de boa qualidade”, sublinhou o governante.
“O vinho, mais uma vez dá um contributo muito importante, com cerca de 780 milhões de euros de exportações”, frisou Capoulas Santos acrescentando que este “é um setor que, tal como o agro-alimentar no seu conjunto, continua a crescer, continua a exportar e cada vez com mais qualidade e inovação”.
Agora, o estudo Setores ‘Vinho’, publicado pela Informa D&B, detalha que França e Reino Unido são os principais mercados, reunindo participações respetivas sobre o total exportado de 10 e 15%.
O volume provisório da produção de vinho em 2017/2018 situou-se em 6,6 milhões de hectolitros, o que representa mais de 10% face ao período homólogo, informa o estudo. A região de Douro/Porto foi a que gerou maior volume, 22% do total na campanha 2016/2017, seguindo-se Alentejo (18%), Lisboa (17%), Beiras (13%) e Minho (12%).

 

Fonte: Mundo Português

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *