Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the cookie-law-info domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u777645271/domains/souportugal.com/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Edifício Cruzeiro Transformado em Academia das Artes do Estoril - SouPortugal
Cultura

Edifício Cruzeiro Transformado em Academia das Artes do Estoril

O primeiro centro comercial em Portugal, o icónico edifício “Cruzeiro”, no Monte Estoril, vai ser transformado num polo cultural que irá acolher uma escola de teatro, um centro de formação de artes performativas e audiovisuais, uma biblioteca e uma sala de espectáculos com 400 lugares. Uma nova centralidade dedicada à cultura vai nascer em Cascais com a criação do Edifício Cruzeiro – Academia das Artes do Estoril (AAE).

Com a assinatura da escritura de compra e venda ao Fundo de Pensões do BPI pelo valor simbólico de 100.000 euros, a Câmara Municipal de Cascais dá início a uma vida nova ao emblemático edifício de 1951.  A cerimónia realizou-se  no dia 14 de novembro no Teatro Mirita Casimiro, espaço de cultura que juntamente com o Conservatório de Música de Cascais, a Escola de Dança, o Museu da Música Portuguesa – Casa Verdades de Faria, o auditório do Casino Estoril e agora com o Edifício Cruzeiro – Academia das Artes irão constituir o Quarteirão das Artes do Estoril. Será feita a apresentação pública do projecto de total requalificação do imóvel,  da responsabilidade do arquiteto Miguel Arruda. Este projecto vai manter apenas a fachada do edifício e implica a total demolição e posterior construção do seu interior.

A AAE vai ainda receber todo o vasto e rico espólio do TEC (Teatro Experimental de Cascais). Aliás, a formação de actores fica a cargo da Escola de Teatro do TEC, que vai trabalhar em estreita colaboração com a autarquia.

História do Edifício Cruzeiro

Foi o primeiro centro comercial do país, inaugurado em 1951, no Monte Estoril, muito antes de surgir a primeira vaga de shoppings liderada pelo Apolo 70, que só viria a abrir portas em 1971. Projectado pelo Arq. Filipe Nobre de Figueiredo (1913-1989), a sua implantação urbanística, a semântica do seu desenho e o estatuto comercial (a que intencionalmente foi destinado), fizeram do Cruzeiro uma das referências arquitetónicas do concelho de Cascais.

O centro comercial Cruzeiro era então um fervilhante ponto de encontro de uma classe social privilegiada e cosmopolita que incluía muitos estrangeiros endinheirados que, em Portugal, tinham encontrado um refúgio seguro durante a II Guerra Mundial.

Devoluto há anos, o edifício Cruzeiro esteve para ser demolido. Chegou a ter um projeto habitacional previsto pelo banco BPI, proprietário do imóvel. Mas o moribundo e degradado Cruzeiro resistiu sempre e, finalmente, vai agora ter um outro fim, muito mais nobre.

Fonte: Portal Cascais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs toto situs slot situs slot situs slot situs slot situs slot situs toto jual toto jual toto jual toto jual toto