Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the cookie-law-info domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u777645271/domains/souportugal.com/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Convento de Cristo ganha sala multimédia sobre o cerco a Tomar - SouPortugal
CulturaTurismo

Convento de Cristo ganha sala multimédia sobre o cerco a Tomar

A História do país perpassa indelevelmente o Convento de Cristo e a nova Rota dos Templários reforça-lhe o relevo, graças a novas tecnologias audiovisuais. Entre as novidades está também a promoção do Médio Tejo com informações úteis aos turistas.

Tomar deve a existência a Gualdim Pais, o escudeiro de D. Afonso Henriques, cruzado e freire templário. Foi ele que fundou o castelo, em 1160, deu foral à vila e comandou as tropas com a ajuda dos cavaleiros da Ordem do Templo, os templários, contra os muçulmanos que queriam conquistá-lo. Mais do que ler ou ouvir este episódio, os visitantes podem agora teletransportar a imaginação para 1190, através da nova sala imersiva que reconstitui o cerco ao castelo com recurso a tecnologia de projeção videomapping numa mesa tridimensional, dentro do convento.

A experiência requer apenas que o visitante escolha a linguagem da projeção e em menos de dez minutos ganha-se a “perceção exata da importância de Tomar e da região do Médio Tejo na resistência e na formação do reino português”, diz Jorge Simões, secretário intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, a entidade responsável pela execução da Rota dos Templários, que inclui esta sala. O percurso, pensado para três dias, passa também por Abrantes, Ferreira do Zêzere, Ourém, Sertã, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.

(Fotografia: DR)

 

(Fotografia: DR)

 

Além do castelo templário, o Convento de Cristo é composto pelo convento da Ordem de Cristo da época do Renascimento, a Mata dos Sete Montes, a Ermida da Imaculada Conceição e um aqueduto, sendo considerado pela UNESCO Património da Humanidade. Arquitetonicamente é um caso único, pois agrega todos os estilos: românico, gótico, maneirista e barroco. Descobrir a região a partir daqui ficou também mais intuitivo com a nova app da Rota dos Templários, que permite explorar itinerários mais curtos sob os focos militar, religioso, simbólico e arquitetónico.


Convento de Cristo
Estrada do Convento, 8
Tel.: 249315089
Web: conventocristo.gov.pt
Das 09h às 17h30 (outubro a maio); das 09h às 18h30 (junho a setembro).
Preço: 10 euros; 5 euros para jovens dos 13 aos 24 anos e maiores de 65 anos (inclui acesso à
sala imersiva)

 

 

Foto: DR

Fonte: Evasões

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *