fbpx
CulturaTurismo

Casa da Arquitectura e Turismo de Portugal lançam atlas e rotas turísticas com edifícios icónicos

O programa Turismo e Arquitectura integra, entre outras iniciativas, um Atlas de Portugal, com mais de 50 ícones arquitetónicos, e roteiros turísticos pelas obras de Álvaro Siza, Souto de Moura e Carrilho da Graça.

A Piscina das Marés, a Casa de Chá da Boa Nova e a casa da família do arquitecto Álvaro Siza Vieira, tudo localizado na cidade de Matosinhos, são apenas alguns exemplos dos edifícios identificados no Atlas de Portugal, que vai estar disponível online, em 2022, revelou o director executivo da Casa da Arquitectura (CA), Nuno Sampaio.

À margem da apresentação do programa Turismo e Arquitectura da CA, em parceria com o Turismo de Portugal, Nuno Sampaio avançou que a lista, numa primeira fase, contava já com 50 edifícios identificados e mapeados na plataforma digital. O director acrescentou ainda que esses imóveis estão espalhados por Portugal Continental e Ilhas, para alavancar a coesão territorial.

Com a ajuda dos operadores turísticos e para promover a arquitectura portuguesa no mundo, os 50 edifícios vão estar disponíveis para visitação do público em 2022. “Vamos conseguir que a arquitectura portuguesa consiga na prática atrair as pessoas”, abrindo os “edifícios à visitação”, resumiu Nuno Sampaio. O Atlas permite ainda “a pesquisa por autores, categorias ou itinerários, quer através do Visit Portugal, quer no site da Casa da Arquitectura“, lê-se em comunicado do Turismo de Portugal.

O programa contempla ainda a criação de “itinerários de arquitectura contemporânea em Portugal”, que levará o público a conhecer as obras de Álvaro Siza Vieira, Souto de Moura e Carrilho da Graça. E ainda um itinerário por regiões, “com conjuntos de visitas que abrangem edifícios icónicos, reabilitações, edifícios premiados, obras de arte em espaço público e referências a obras contemporâneas de arquitectos reconhecidos e em ascensão”.

 

 

 

 

 

Foto:  Artur Machado/GI

Fonte: Evasões

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *