Campanha do Facebook vai ajudar pastelarias portuguesas no Natal
A plataforma quer apoiar pequenos negócios e pediu aos especialistas uma lista com os melhores sítios para comprar bolo-rei.
As várias regras que a pandemia impôs ao comércio e à restauração têm afetado estes setores de atividade, especialmente no que toca às empresas de menor dimensão. Para tentar ajudar as Pequenas e Médias Empresas (PME), o Facebook resolveu lançar uma campanha para este Natal.
Longe da azáfama de outros anos, desta vez não vai ser possível deixar as compras para a última hora nem esperar em filas intermináveis por um determinado bolo-rei ou doce de Natal de um sítio muito especial. Ainda assim, há soluções que podem tornar esta época menos estranha.
Com a campanha #DoceNatalCompreLocal, o Facebook pretende sensibilizar a população para a necessidade de fazer compras no comércio local e nos pequenos negócios. Para isso desafiou dois especialistas em doçaria tradicional portuguesa a indicarem os dez locais onde é possível comprar os melhores doces de Natal, incluindo o famoso bolo rei. Francisco Moreira, que apresenta o programa “Doces do Ofício” no 24Kitchen, e Rita Nascimento, também conhecida como La Dolce Rita pelos vídeos de receitas que partilha, foram os escolhidos.
Francisco Moreira explicou que, para ele, o bolo-rei ideal deve ser “equilibrado na variedade de ingredientes, que haja um balanço na mistura de frutas cristalizadas e frutos secos”. A massa deve ser ainda “aromatizada” e “suave”. A sua primeira escolha está diretamente ligada à infância e são os bolos-rei e rainha da Pastelaria Garrett, no Estoril.
A lista de Francisco completa-se com a Pastelaria Versailles (Lisboa), a Confeitaria Nacional (Lisboa), a Confeitaria Tavi (Porto), a Confeitaria Nova Real (Porto), a Ferreira Capa (Braga), a Quinta dos Avós (Algoz), a Pastelaria Violeta (Évora), a Docealhada (Mealhada) e a Kodea Bakery (Madeira).
Por sua vez, Rita Nascimento defende que no caso do bolo-rei “a massa deve ser muito saborosa e com uma boa textura, bem fofinha, e carregada de frutos”. É por isso que o primeiro lugar da sua lista é ocupado pela Pastelaria Ribeiro, na Parede, que ficava ao lado de casa e onde a família comprava todos os anos este doce.
O resto deste top é composto pela Pastelaria O Careca (Lisboa), a Confeitaria Nacional (Lisboa), a Pastelaria Batalha (Lisboa e Mafra), a Pastelaria Versailles (Lisboa), a Confeitaria Petúlia (Porto), a Confeitaria Tavi (Porto), a Confeitaria Nova Real (Porto), a Pastelaria Flor de Aveiro (Aveiro), a Pastelaria Luiz da Rocha (Beja) e a Confeitaria Lopes (Ponte de Lima).
Todas estas confeitarias selecionadas pelos especialistas aceitam encomendas e estão este ano a funcionar com sistemas de take-away ou até de entregas ao domicílio.
O Facebook incentiva a que os utilizadores usem a hashtag #DoceNatalCompreLocal ou que partilhem “o seu negócio local de preferência através do sticker específico do Instagram para o propósito ‘Apoia As Pequenas Empresas’”.
Fonte: Nit