Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the cookie-law-info domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u777645271/domains/souportugal.com/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Brasil entre primeiros países da Rede de Restaurantes Portugueses no Mundo - SouPortugal
Gastronomia

Brasil entre primeiros países da Rede de Restaurantes Portugueses no Mundo

O Taste Portugal – Rede de Restaurantes Portugueses no Mundo (RRPM) é um programa lançado pelo governo com objetivo de promover a gastronomia e a internacionalização das empresas portuguesas, tendo como elemento central a criação de uma rede de restaurantes portugueses no mundo, que serão representantes da gastronomia no mercado internacional.

A AHRESP (Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal) certificou, durante a Bolsa de Turismo de Lisboa, os primeiros restaurantes da Rede de Restaurantes Portugueses no Mundo. Brasil, Espanha, França, Reino Unido, Alemanha e Canadá são os países que acolhem os primeiros 13 restaurantes.

Os restaurantes certificados distribuem-se por seis países – Padaria da Esquina, Taberna da Esquina e Tasca da Esquina, no Brasil; Atlantik Corner e Trás-os-Montes, em Espanha; Canelas, em França; Ferreira Café, Café Vasco da Gama, Campo e Taberne F, no Canadá; Portuguese Tavern e Cantinho de Portugal, no Reino Unido; e Casa do José, na Alemanha.

A cerimônia que contou com a presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro e da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.

“Os restaurantes portugueses no mundo todos os dias representam os interesses do País, da nossa economia e, acima de tudo, a nossa identidade e a nossa cultura (…). Os portugueses no mundo são uma das maiores forças motrizes do País, que fazem Portugal global”, salientou o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro.

“Este programa certifica os nossos empresários, que nos representam de forma excepcional. Em maio, a AHRESP dá início a uma nova fase do TASTE Portugal em países como os Estados Unidos, Canadá, Suíça, China e Benelux” diz Joaquim Ribeiro, Vice-Presidente da AHRESP.

“Estes restaurantes são uma marca da presença de Portugal no Mundo em países em que há uma forte presença das comunidades portuguesas. (…) São o nosso cartão de visita”, afirmou a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.

Segundo a organização, o governo tem sentido receptividade dos empresários portugueses em integrar a Rede, que visa promover a gastronomia portuguesa e os seus produtos.

A ‘Rede de Restaurantes Portugueses no Mundo’ é uma iniciativa da AHRESP – Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal – candidatada ao Programa Compete 2020, e conta com o apoio do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), através da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas e da Secretaria de Estado da Internacionalização, por via da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), do Ministério da Economia, através do Turismo de Portugal (TP) e Minha Terra – Federação Portuguesa das Associações de Desenvolvimento Local.

A assinatura do contrato entre a AHRESP e a SOGENAVE para o abastecimento da Rede de Restaurantes Portugueses no Mundo, cumpre mais um dos objetivos a que o programa se propõe: oferecer a todos os restaurantes portugueses no mundo a possibilidade de terem acesso aos produtos portugueses.

Cerimônias
A Rede de Restaurantes Portugueses no Mundo – Taste Portugal promoveu um evento para distinguir restaurantes lusos na França, no dia 06, num jantar a bordo de um barco-cruzeiro, no rio Sena.

Depois de Paris, a rede vai distinguir outros restaurantes em cerimônias que vão acontecer em Madrid, em 12 de março, em Berlim, em 15 de março, em São Paulo no dia 09 de abril, e em Londres, em 16 de abril.

Os restaurantes recebem uma placa de adesão à rede depois de terem sido alvo de uma visita na qual é avaliada “a portugalidade”, nomeadamente a utilização de “produtos portugueses de qualidade” e um receituário de sabores lusos, devendo o espaço remeter para Portugal em termos de decoração e de recepção porque “as pessoas devem saber receber à maneira portuguesa”, segundo a responsável da AHRESP Teresa Vivas.

Até agora, no ‘site’ do programa há 527 restaurantes identificados em Espanha, França, Brasil, Reino Unido, Alemanha e Canadá, mas só 36 são já membros da rede.

 

Fonte: Mundo Lusíada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *