Bordalo II ofereceu uma escultura à cidade de São Paulo
A cidade brasileira de São Paulo ganhou uma escultura de arte urbana do artista português Bordalo II, conhecido mundialmente pelas obras que cria a partir do lixo e material descartável.
O artista plástico Bordalo II, uma referência internacional pelas obras que cria partir do lixo e material descartável, entregou à cidade de São Paulo uma de suas esculturas.
A peça, um enorme bicho-preguiça feito de material descartável e pintura, está exposta permanentemente em frente ao Terminal da Lapa, na Zona Oeste da maior cidade da América Latina.
A cerimónia de inauguração decorreu no final de maio com a presença do Cônsul Geral de Portugal em São Paulo, Paulo Lourenço, e do Secretário Municipal de Cultura de São Paulo, André Sturm, além do próprio Bordalo.
As esculturas do português Bordalo II são, também, uma mensagem de alerta ao risco ambiental de extinção de alguns animais por conta da ação indevida do homem. O animal escolhido para a cidade de São Paulo é o bicho-preguiça, um dos símbolos da Mata Atlântica paulista.
A ação é fruto de uma parceria do Consulado Geral de Portugal em São Paulo com a Prefeitura da cidade e a Secretaria Municipal de Cultura, co o apoio do Turismo de Portugal, e faz parte da programação do Experimenta Portugal ’18, o evento luso-brasileiro de arte e cultura mais tradicional da capital paulista.
Além do bicho-preguiça, Bordalo II desenvolveu um lobo-guará que foi entregue à Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, durante o Portugal 360, o maior evento luso-brasileiro desta cidade.
Na sua quarta edição, o Experimenta Portugal oferece um extenso calendário de eventos durante os meses de maio, junho e julho, recheado das mais diversas expressões e criações artísticas, musicais e culturais.
Os eventos acontecem em diferentes espaços e equipamentos culturais ícones da cidade de São Paulo, ilustrando o momento único de conexão e colaboração que estão hoje a viver.
Fonte: Mundo Português