As avós estão na moda e voltaram ao trabalho
Ficar em casa já não é para os seniores. Depois da reforma, muitas são as pessoas que continuam com energia e espírito para trabalhar em projetos pessoais. Por outro lado, há sempre quem não queira deixar morrer as preciosas tradições dos mais velhos. Dos EUA a Portugal, proliferam projetos que unem o útil ao agradável.
O restaurante nova-iorquino Enoteca Maria é um dos projetos que promove a atividade da comunidade sénior. Em vez de contratar chefes profissionais, o restaurante confia a cozinha a avós de vários países diferentes. A ideia surgiu há uma década quando o proprietário, Jody Scaravella, quis homenagear a memória da avó materna, que era italiana.
Para além de avós italianas, Scaravella decidiu contratar também matriarcas originárias de outros locais do mundo. Neste momento, 30 avós diferentes preparam em noites diferentes pratos caseiros e tradicionais dos seus países. Para além do restaurante, Jody Scaravella criou ainda um arquivo online chamado Nonnas of the World (Avós do Mundo), onde se podem ver as receitas e ingredientes que cada avó usa.
No entanto, a verdade é que a ideia não é exclusiva dos EUA e em Portugal existe um projeto com um propósito semelhante. A Avó veio trabalhar foi criado em outubro de 2014 e assume-se como “um projecto de aprendizagem, partilha e ‘empowerment’, que através dos lavores tradicionais e do design, aumenta o poder de intervenção dos seniores na sociedade”.
A Avó veio trabalhar visa promover a reinserção sócio-profissional de idosos, bem como estimular o impulso empreendedor e criativo da comunidade sénior. As cerca de 80 avós do projeto usam o tempo livre para pôr mãos à obra, recuperar artes e reinventar a tradição, enquanto transmitem conhecimento aos mais novos. O último projeto do ano passado foram pegas em forma de coração em crochet que estão à venda nas lojas A Vida Portuguesa.
Fonte: Jornal Económico