Artesanato, produtos regionais e chocolates: o que comprar para o Natal em Espinho
Peças costuradas à mão, queijos da Serra da Estrela e bombons de chocolate são algumas das ideias do que oferecer, fazendo compras no comércio de rua da cidade de Espinho.
HandMade Market
Maria Sousa foi modista durante mais de 30 anos. O trabalho começou a faltar, virou-se para o artesanato, abriu uma loja com peças costuradas pelas suas mãos e bijutaria criada pela filha Beatriz Gonçalves. Maria faz sacos de mesa para pão ou frutos secos, malas, carteiras, porta-moedas, capas de agenda, bonecos de pano, gnomos feitos de camisolas de lã recicladas, aventais de garrafas, sardinhas e tulipas de tecido, porta-chaves, e decorações de Natal. As joias da filha têm uma frase num cartão que acompanham os objetos.
Casa Maximino
José Carlos Maximino trouxe da sua aldeia de Sabugueiro o que a serra da Estrela tem de melhor. O seu espaço é uma montra de produtos da região, dos queijos da serra aos enchidos e presuntos, das camisolas tricotadas em lã em vários tamanhos aos capotes dos pastores. Há de tudo um pouco para cabazes sortidos. Mel, azeites, marmelada, lombo do cachaço, luvas, meias de lã feitas à mão, pantufas com pelo, chinelos, gorros de várias cores. E uma surpresa que não está à vista. Maximino vende cães da serra. Da serra onde nasceu e de que tanto se orgulha.
Leonidas
Durante o mês de dezembro, Henrique Braz recebe todas as semanas remessas de chocolates Leonidas diretamente da Bélgica. A marca preparou uma edição de Natal, mas a oferta é sempre variada. Bombons vendidos à unidade ou ao quilo, retangulares, quadrados, como bolas ou árvores de Natal. Há também um calendário de dezembro com um bombom por dia até à ceia.
Foto de Capa: André Gouveia/GI
Fonte: Evasões