fbpx
Economia

Compras online disparam 46% entre janeiro e fevereiro em 2021

Dados da SIBS, divulgados esta sexta-feira, dão conta de que as compras online entre 15 de janeiro e 28 de fevereiro cresceram 46% face a igual período de 2020, o crescimento mais elevado desde que começou a pandemia.

As vendas online cresceram 46% entre 15 de janeiro e 28 de fevereiro face a igual período de 2020. Para isso contribuíram também as medidas restritivas adotadas no controlo da pandemia, relativas ao segundo período de confinamento. Uma evolução que representou o crescimento mais elevado desde o início da pandemia. “O e-commerce representa já 18% do total de compras eletrónicas, valor que praticamente duplicou face ao período pré-pandemia”, sublinha a SIBS esta sexta-feira.

Neste contexto, um dos métodos de pagamento mais utilizados, o MB WAY cresceu mais 3,8 vezes neste canal em comparação com o mesmo período do ano passado. “De notar que este crescimento tem sido contínuo, comprovando que o MB WAY é o serviço de pagamentos móveis preferido de cada vez mais portugueses, consumidores e empresas”, destaca a entidade de pagamento no seu comunicado.

Por via do segundo confinamento o consumo em loja voltou a ser bastante afetado. Verificou-se uma quebra de 31% nas compras na rede Mutibanco, embora este decréscimo tenha ficado aquém do verificado durante o primeiro período de confinamento, entre março e maio de 2020, cuja queda nas compras físicas foi de 47%.

Em comunicado a SIBS refere ainda que o consumo nos sectores de super e hipermercados, pequena distribuição alimentar e farmácias e parafarmácias “está em linha com o primeiro confinamento” voltando a ganhar ” um peso assinalável no total das compras realizadas pelos portugueses em loja, ao representarem neste momento 61% das transações, um registo muito próximo dos 67% do ano passado e um crescimento de 14 pontos percentuais comparativamente aos meses de novembro, dezembro de 2020 e primeira quinzena de janeiro de 2021″.

Na mesma linha, nas compras online, “os setores do Entretenimento, Cultura e Subscrições, Comércio Alimentar & Retalho, Restauração, Food Delivery e Take Away representam “uma grande fatia das transações neste canal, correspondendo neste momento a 46% do total de compras, perto dos 52% do primeiro confinamento”.

Também nas compras em loja, o aumento da utilização do MB WAY “tem sido muito significativo, com as transações através deste serviço a crescerem 2,9 vezes no último mês e meio, face ao mesmo período de 2020”.

Segundo a SIBS, “o valor médio das compras registado desde meados de janeiro foi de €37,2 em loja e de €37,6 no online, com uma variação de -4% e -3%, respetivamente, face ao período antes deste segundo confinamento.

 

 

Fonte: Expresso

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *