Penedo dos Cornudos: a rocha em Amarante que lhe diz se está a ser traído

Na localidade de Travanca do Monte, em Amarante, há uma rocha com fama de desvendar se o seu parceiro lhe é fiel: o penedo dos cornudos.

Fiel ou infiel? A resposta, em Travanca do Monte, é dada por uma pedra: o Penedo dos Cornudos. Na fria e amorável aldeia de Travanca do Monte, na Serra da Aboboreira, há uma volumosa rocha granítica. Os mais velhos dão-lhe um nome curioso: Penedo dos Cornudos. Porquê? Porque lhes dá luz acerca da fidelidade ou infidelidade das suas mulheres.

Dizem as pessoas de maior idade que ali iam os homens saber se as mulheres se estavam a comportar de acordo com a promessa católica que fizeram.

Amarante
Amarante

Uma pedra que mexe? Poderá ser essa a explicação para as tradições que giram à volta do Penedo dos Cornudos. No que toca ao ritual feito, ouvi duas versões: uma primeira, que defendia que todo o rapaz que ali passasse teria de olhar o penedo de cima a baixo, e atirar-lhe um pedregulho para garantir que a esposa não lhe seria infiel; e uma segunda, que afirma que todo o homem deveria atirar um pedregulho, sim, mas que esse pedregulho teria de se manter em cima do penedo, e por cada um que caísse, essas foram as vezes em que a mulher tinha sido infiel.

Fonte: VxMag

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *