Pedra de Alvidrar: um dos locais mais perigosos e misteriosos de Sintra

Trata-se de um dos locais mais perigosos de Sintra e a ele estão associadas diversas lendas. Descubra a fascinante Pedra de Alvidrar.

A Praia da Adraga uma das mais bonitas praias de Sintra foi considerada em 2003 uma das 20 melhores praias europeias, na opinião dos leitores e jornalistas do The Sunday Times, jornal britânico de grande circulação. Para esta classificação (Agreste, selvagem, de um azul intenso…. simplesmente bela) dos visitantes britânicos, que terão a mesma opinião dos muitos utilizadores daquele magnifico local, terá contribuído a beleza envolvente, como o rochedo em forma de arco que mergulha no mar, as falésias e a gruta.

Pedra de Alvidrar
Pedra de Alvidrar

Na maré baixa pode-se passar para a Praia do Cavalo e subindo a falésia pode-se admirar o Fojo, uma cratera natural que permite observar o mar daquele ponto elevado ou a Pedra de Alvidrar, local preferido de pescadores e ponto de visita obrigatório ao longo dos tempos para visitantes ilustres.

Pedra de Alvidrar
Pedra de Alvidrar

A Pedra de Alvidar, situada entre a Praia da Adraga e Praia da Ursa, embora de difícil acesso é o paraíso dos pescadores mais destemidos.

Além ter sido usada no tempo dos romanos, como local para julgamentos de onde se atiravam os acusados, se sobrevivessem eram inocentes, se não, tinham sido mesmo os culpados…

Praia da Adraga
Praia da Adraga

Antigamente era costume oferecer aos turistas o triste espectáculo de, a troco de uns magros cobres, homens e rapazes descerem e subirem essa rocha enorme, com risco da própria vida, para gáudio da inconsciente assistência.»

Praia da Ursa
Praia da Ursa

Francisco de Almeida Jordão,que terá nascido em 1712, escritor e formado em cânones pela Universidade de Coimbra, em 1748 no livro “Relação do castelo e serra de Sintra e do que há que ver de raro em todo ele,” referindo-se à “Pedra de Alvidrar”, escreve:

 

Fonte: VxMag

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *