fbpx
Cultura

Passeio Verde: trilhos de descoberta entre o mar e os moinhos do Oeste

Aproveitar a ciclovia, que liga a vila da Lourinhã à praia do Areal Sul, é um passeio sempre inspirador. Junto ao mar observe o local onde se descobriu o “Dinheirosauros” e no interior do concelho siga o percurso que evoca a Batalha do Vimeiro.

Do interior rural às praias atlânticas, a Lourinhã, no coração da região Oeste, oferece várias passeios na natureza, a apenas 45 minutos de Lisboa. Nos últimos anos, o universo mágico dos dinossauros deu novo protagonismo à região, destacando-se a inauguração do Dino Parque, em zona arborizada, convidando a um dia diferente em família. O espaço ostenta o título de maior museu ao ar livre em Portugal. Este passado longínquo, mas sempre fascinante, serve de inspiração para dois roteiros de caminhada completamente distintos. Recorde-se que o concelho está localizado numa das regiões de Portugal mais ricas em fósseis de dinossauro do Jurássico Superior (com cerca de 150 milhões de anos) e uma das 20 regiões mais importantes do mundo.

 

Dino Parque Lourinhã (Foto: Turismo Centro de Portugal)

Mostra Urbana de Dinossauros é um percurso de 2,7 km pelo interior da vila, que permite descobrir e saber mais sobre 12 dinossauros (e répteis) à escala real. Junto a cada dinossauro, as placas interpretativas disponibilizam informação em português, inglês e braille. A sugestão é que comece na Praça José Máximo da Costa e termine no agradável e tranquilo Jardim de Nossa Senhora dos Anjos.

Já com um grau de dificuldade “Médio”, o PR4 – Dos Dinossauros à Rocha é um percurso circular, com 9,6 km, entre a vila de Ribamar e a bonita praia de Porto Dinheiro, local onde foi descoberto o “Dinheirosaurus” ou “Lagarto de (Porto) Dinheiro”. No verão, aproveite a maré baixa para encontrar pequenas piscinas naturais na zona sul da praia. A pouca distância encontra o sugestivo miradouro do Dinossauro. Fique atento que, a partir de Ribamar, o percurso une-se ao traçado da GR11 E9 – Caminho do Atlântico. Em direção contrária, mais para o interior, o percurso sobe até ao Cabeço da Pedra do Sino, local ideal para olhar a costa atlântica.

Para um passeio contemplativo e marcada pela cheiro da maresia, aproveite a Ciclovia, que liga a vila da Lourinhã à praia do Areal Sul, muito procurada para a prática de surf. Com início no Jardim de Nossa Senhora dos Anjos, junto à Igreja, o percurso prolonga-se em direção ao mar, ao longo de 2,8 km.

 

Parque da Fonte Lima (Foto: Turismo Centro de Portugal)

A história desta região é, igualmente marcada, pelas invasões das tropas de Napoleão, com destaque para a Batalha do Vimeiro, que ocorreu no dia 21 de agosto de 1808, no âmbito da Primeira Invasão Francesa de Portugal. Pode saber mais sobre este marcante evento militar no Centro de Interpretação ou seguir as marcas da História através do percurso pedestre PR3 – Pelos Caminhos da Batalha do Vimeiro, com um total de 17,6 km, divididos em quatro etapas. O Monumento Comemorativo do 1.º Centenário da Batalha do Vimeiro pode ser um excelente ponto de partida para a caminhada, com passagem por áreas rurais e pontos de referência no desenrolar dos combates. O Parque da Fonte Lima, que integra o percurso, é um pequeno oásis verde, pontuado por lagos, cascatas e uma excelente vista panorâmica.

 

 

 

Fonte: Boa Cama Boa Mesa

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *