Palácio dos Condes de Anadia: um dos mais belos (e desconhecidos) palácios de Portugal

Trata-se, muito provavelmente, de um dos mais belos (e mais desconhecidos) palácios de Portugal e, após obras de restauro, está agora aberto às visitas do público. Na cidade de Mangualde ergue-se a Palácio dos Condes de Anadia, cuja construção e enriquecimento da decoração de interiores se estende ao longo de todo um século, plasmando exemplos de variadas correntes estilísticas. A casa começou a ser construída em 1644 mas o grande impulso foi no século XVIII e a construção e decoração demorou quase um século, envolvendo três gerações da família Paes do Amaral.

Palácio dos Condes de Anadia
Palácio dos Condes de Anadia

Foi Miguel Paiva do Amaral quem, a partir de 1730-40, mandou construir a casa, definindo o seu programa arquitectónico. O seu filho, Miguel Pais do Amaral, e sua esposa, D. Joaquina Teodora de Sá e Meneses, ficaram indissociavelmente ligados à casa ao redimensionarem o espaço interior através da colocação de azulejos estilo rococó.

Palácio dos Condes da Anadia
Palácio dos Condes da Anadia

Pensa-se que o traço deste monumento se deva ao arquitecto Nicolau Nasoni, na altura residente na cidade do Porto. O Palácio sofreu algumas alterações ainda no séc. XVIII e durante o séc. XIX, transformando-o num magnífico exemplo de um passado onde a arte e o requinte marcaram uma época importante na cultura portuguesa. A casa ficará, posteriormente, unida ao título da Anadia, pois um neto de D. Joaquina, Manuel de Sá Pais do Amaral, casa em 1821 com a condessa de Anadia.

 

 

Fonte: VXMag

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *