Por onde começar a procurar os documentos dos meus antecedentes portugueses?
Já sabendo que para obtermos a cidadania portuguesa precisamos ser: filho, neto ou bisneto de português, e que, pelo menos um dos ascendentes citados anteriormente estejam vivos para adquirir e assim, repassar a nacionalidade.
Desta forma temos perguntas básicas a seguir:
– Meu pai/mãe, avô/avó ou bisavó/bisavô são portugueses?
Se sim, podemos começar por aí. Como?! Verificando se existe certidão de nascimento e casamento de algum desses ascendentes e se nelas, constam o nome todo do português.
Também com as certidões ou em conversas com familiares mais velhos pode se identificar a idade aproximada do parente português, assim sabendo, o ano de seu nascimento.
Bons indícios para ter sucesso na busca por documentos é saber o nome todo do parente português, sua filiação, quando possível, região e o ano de nascimento. (para saber mais sobre cidadania clique aqui)
Muitas vezes, o parente português não tem assento de nascimento, mas tão somente, seu registro de batismo. Antes de 1910, as paróquias é que se ocupavam em registrar os cidadãos por via de batismo.
Se tem essa informação ou boa parte dela, pode ser um forte candidato em achar a documentação, do parente português que lhe dará a cidadania.
Tendo esses indícios ou outros, pode requerer ajuda, para que um profissional possa buscar tais documentos e tornar viável a sua cidadania. (para cidadania e outros documentos clique aqui)
Se tem dúvidas sobre documentação, quer ajuda na busca ou precisa de documentos em Portugal. Aqui teu lugar!
Para maiores informações envie um email:
Colaboração: Dra. Suely Mendes
Grupo Mendes Martins | Assessoria e Advocacia de Resultados