Município de Bragança cancela várias atividades de Natal
Devido à evolução negativa da pandemia, alguns eventos dos programas da Terra Natal e da Bienal da Máscara não vão acontecer.
Nas últimas semanas, têm sido anunciadas diversas programações de Natal, mas com o aumento do número de casos de Covid-19 algumas poderão mesmo ser canceladas. Em Bragança, a autarquia já decidiu suprimir parte das atividades previstas para dezembro integradas nos programas da Terra Natal e da Bienal da Máscara, devido à evolução da pandemia.
Segundo a Lusa, a décima Bienal da Máscara, Mascararte, mantém-se entre quinta-feira e 6 de dezembro, assim como a Bragança Terra Natal e de Sonhos, durante o mês de dezembro, mas com várias atividades canceladas, nomeadamente as que implicam maior ajuntamento de pessoas.
Na bienal da máscara ficam cancelados o laboratório e o workshop previstos para quinta-feira, sexta-feira e sábado, assim como o desfile pelas ruas e espetáculo da Queima do Mascareto previsto para sábado, 27 de novembro.
A Terra Natal e de Sonhos, entre 1 de dezembro e 6 de janeiro —que tinha sido anunciada como um mega evento de Natal —, fica reduzida praticamente à iluminação e animação das ruas, e à pista de gelo e diversões instaladas na Praça Camões.
Ainda assim, como especificou o município, em comunicado, “serão implementadas medidas preventivas”, como o “controlo de entradas e saídas de visitantes, com vedação do espaço, redução da lotação da pista de gelo, postos para desinfeção das mãos, na entrada e saída de visitantes”.
O uso da máscara será obrigatório e haverá “desinfeção dos equipamentos utilizados na pista de gelo”, assim como reforço dos meios humanos”. A Câmara de Bragança explica que estas medidas e cancelamentos foram decididos “atendendo à recente evolução epidemiológica de Covid-19 em todo o território nacional e de forma particular na região, com o aumento considerável de novos casos”.
O concelho de Bragança tinha, de acordo com os últimos dados das autoridades de saúde, 220 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus.
Fonte: Nit