Fundão: uma região entre a história, a natureza e o lazer

A região do Fundão, no distrito de Castelo Branco, é um sítio ótimo para conhecer todos os saberes e sabores, incluindo as aldeias histórias de Portugal.

A região do Fundão é o sítio perfeito para visitar e explorar algumas das Aldeias Históricas de Portugal e perder-se no encanto da Serra da Gardunha. A sua centralidade faz com que seja possível visitar outras regiões como a de Belmonte e Covilhã. Para além disto, esta região tem como símbolo a famosa cereja do Fundão que nasce entre as duas serras e que quem a provou, aprova e ainda repete. Conheça agora o que o Fundão pode oferecer.

Castelo Novo
Castelo Novo (Nuno Madaleno)

Tudo ali é envolvente e harmonioso, desde os sons das águas que caem das fontes até ao granito que ergue a aldeia, as praças e calçadas. Aqui pode-se visitar a igreja matriz, o castelo e a praia fluvial.

Castelo Novo
Castelo Novo (Nuno Madaleno)

Para além disto, é possível visitar também o cabeço da forca que é composto por duas pedras grandes e buracos onde os criminosos eram punidos pelos seus crimes, e a lagariça que se trata de um antigo lagar de vinho construído na época dos romanos, e o miradouro das alminhas que se encontra na subida para o centro da aldeia.

Janeiro de Cima
Janeiro de Cima

Janeiro de Cima está localizado numa região com uma beleza natural que disponibiliza uma série de atividades turísticas, nomeadamente na bonita praia fluvial. É caraterizado pelas suas ruas estreitas e pátios floridos.

Janeiro de Cima
Janeiro de Cima

Serra da Gardunha é aquela que detém uma das melhores paisagens e encantos do Fundão. Para além deste, abrange também o concelho de Castelo Branco, a Quinta de Monte Leal, e parte da freguesia de Castelejo. A água, o granito e o xisto marcam uma presença bastante grande nesta que é uma serra com uma diversidade paisagística e biológica conservada.

Castelo Novo
Serra da Gardunha (Nuno Madaleno)

A paisagem desta serra revela uma forte intervenção humana, principalmente nas áreas agrícolas destacando os cerejais que são fonte da famosa cereja do Fundão que é um símbolo deste mesmo concelho.

Esta belíssima paisagem poderá ser aproveitada, pelos amantes de turismo de natureza, através dos alojamentos encontrados, principalmente, dentro de gigantes bolas brancas – “Natura Glamping”. O seu conceito passa não só pela ecologia, como também pelo glamour e inovação, tentando oferecer uma experiência única.

Natura Glamping
Natura Glamping

O ambiente envolvente transmite uma serenidade e paz inigualável e é o puro contacto com a natureza que desperta os sentidos dos visitantes daquela região. São possíveis realizar diversas atividades permanentes (indoor e outdoor) e eventos variados. As massagens de relaxamentos e a yoga são algumas das atividades realizadas, assim como as visitas programadas, algumas culturais e outras desportivas.

Fundão, uma região em Castelo Branco, é um pequeno paraíso capaz de proporcionar uma viagem no tempo ou até mesmo, experiências únicas tendo por base a natureza. E a verdade é que não há nada melhor do que descobrir as maravilhas que o nosso pequeno e grande país tem.

 

Fonte: VxMag

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *