fbpx
Saúde e Beleza

As plantas em casa podem ajudar a aliviar o stress do confinamento

 

Quem diria que as plantas de casa dariam um excelente calmante nestes dias fechados em casa?

 

Agora que entramos na terceira semana do confinamento geral, verdade seja dita que cada dia é ainda mais penoso.

Já fizemos um pouco de tudo:já cozinhámos bolos, meditámos, e até guardámos algum tempo para fazer estes cursos online, mas a verdade é que por vezes ficamos muito stressados.

Mas há uma forma muito simples de aliviares a tua ansiedade. De acordo com um novo estudo, ter plantas em casa pode melhorar muito o teu bem-estar mental enquanto durar este confinamento.

Quando estamos confinados ficamos muito menos expostos à natureza, e os parques e outros espaços verdes, que ajudam a termos uma saúde mental mais equilibrada, fazem-nos muita falta.

Embora seja mais importante do que nunca ficar em casa, a falta de vegetação provavelmente terá um efeito negativo no nosso humor, no nosso dia a dia.

Foi o que cientistas da Universidade de Sevilha chegaram à conclusão, através de um estudo que investigouos efeitos emocionais das plantas domésticas em mais de 4.000 indivíduos isolados, em ambientes fechados.

@prudence-earl

 

O professor Luis Perez-Urrestarazu afirmou,

O presente estudo avaliou o papel de ter plantas em casa durante o período de confinamento como resultado da pandemia covid-19 que privou as pessoas de visitar livremente os espaços verdes abertos. O nosso estudo mostra que, de acordo com a maioria dos participantes, a vegetação em ambientes internos influenciou positivamente seu bem-estar emocional durante o período de confinamento.

 

Mais de 75% dos envolvidos no estudo afirmaram sentir-se menos stressados com algumas plantas pela casa. Da mesma forma, aqueles que não tinham plantas em casa ficaram mais propensos a experimentar emoções negativas.

Todos adoramos um bom cacto decorativo, mas talvez esteja na hora de investir em mais plantas para manter os níveis de stress baixos durante o tempo que ainda continuar este confinamento.

Baseado num artigo de Secret London
Edição e adaptação: Valter Leandro
Foto de capa: @katya-austin

 

Fonte: Lisboa Secreta

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *