fbpx

7 fantásticos castelos para descobrir em Trás-os-Montes

Os castelos de Trás-os-Montes foram cruciais na defesa do território português. Hoje, muitos deles merecem uma visita. Descubra alguns dos mais bonitos.

A região de Trás-os-Montes esteve sempre na linha da frente da defesa do território nacional e da consolidação da identidade portuguesa. Portanto, não é de estranhar que existam muitos castelos em várias localidades transmontanas que tiveram uma importância crucial na História de Portugal.

Hoje em dia, restam poucos castelos bem conservados em Trás-os-Montes. Existem alguns em ruínas e outros que desapareceram por completo. E há ainda casos em que restam apenas algumas partes dos antigos castelos, como muralhas ou torres de menagem.

Há também casos de pequenas aldeias com castelos, uma prova da antiga importância daquela povoação em tempos medievais e que hoje lhes dá um ar pitoresco que merece ser contemplado. Descubra alguns dos castelos mais bonitos de Trás-os-Montes.

1. Castelo de Bragança

Bragança
Bragança

Uma fortificação primitiva no local poderá ter sido mandada construir por D. Afonso Henriques, pertencendo esta região ao seu cunhado, Fernão Mendes, a fortificação foi melhorada por D. Sancho I, que concedeu foral à povoação em 1187.

Com a crise de 1383-1385, aberta pela questão da sucessão de D. Fernando, o alcaide de Bragança oscilou entre o lado português e o castelhano, o que obrigou à intervenção de D. Nuno Álvares Pereira, o que o levou a ser reconhecido por D. João I. É ainda no reinado deste que as defesas do castelo são melhoradas e se constrói a imponente Torre de Menagem.

2. Castelo de Montalegre

trás-os-montes
Montalegre – Fernando Ribeiro

Este castelo foi já construído tardiamente, no reinado de D. Afonso III, como forma de reorganização das fronteiras a este e oeste de Chaves. O objetivo era que a fronteira setentrional de Trás-os-Montes ficasse dotada de uma ordem territorial e jurídica efetiva, sob o poder do Rei.

O domínio régio não foi de longa duração, uma vez que, ainda antes do séc. XIII terminar, Pedro Anes recebeu de D. Dinis a Carta de Foral de Montalegre, para que se povoassem essas terras, já que, na altura, estas estavam desertas.

3. Castelo de Chaves

Castelo de Chaves
Castelo de Chaves

 

 

 

 

Fonte: VxMag

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *