12 das aldeias mais bonitas do Norte de Portugal

Repletas de encanto e muito genuínas, são o testemunho vivo da alma de um povo. Descubra algumas das mais belas aldeias do Norte de Portugal.

As aldeias do Norte de Portugal são, sem dúvida, das mais genuínas do país. Afinal de contas, foi aqui que Portugal nasceu e é nestas aldeias onde ainda vive a alma das gentes que tanto lutaram pelo nosso povo. Nestas aldeias estão ainda vivas muitas tradições que foram sendo passadas de geração em geração e que fazem parte da cultura deste povo.

Podemos dividir as aldeias do Norte de Portugal em 2 tipos, se tivermos em consideração o material de que são feitas as suas casas: aldeias de granito (mais comuns) e aldeias de xisto (menos comuns e presentes sobretudo na zona do Douro). Descubra algumas das mais belas e pitorescas aldeias do Norte de Portugal.

1. Estorãos

Estorãos

Estorãos é uma pequena aldeia minhota situada a cerca de seis quilómetros de Ponte de Lima onde corre a ribeira que lhe dá o nome. As águas vindas do alto da serra de Arga serpenteiam no meio de pinheiros, vinhas e campos estrumados criando pequenos lagos e represas onde trutas e lampreias se escondem de turistas e pescadores.

De cada lado da ribeira várias casas de granito e outras mais modernas formam uma pequena aldeia ligada por uma velha ponte românica. Do lado direito da ponte, um moinho de pedra com a roda de madeira intacta parece uma sentinela nas águas calmas próprias dos dias em que não chove.

2. Vilarinho de Negrões

Vilarinho de Negrões
Vilarinho de Negrões

Fotos: António Cunha / Rui Videira

Fonte: VxMag

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *