fbpx
Turismo

Vale de Cambra requalifica praias fluviais para a próxima época balnear

A Câmara de Vale de Cambra tem em curso a requalificação de três praias fluviais próximas do centro do concelho, revelou a autarquia, que quer completar essas obras antes do próximo verão.

Segundo declarações do vereador do Ambientes e Espaços Verdes, José Alexandre Pinho, o objetivo é proporcionar “melhores condições de mobilidade e lazer à população local e também aos visitantes externos que, na época balnear, procuram o concelho para os seus tempos livres”.

No caso das zonas fluviais, o investimento global está estimado em cerca de 50.000 euros e a intervenção mais profunda será na Praia Fluvial de Burgães, que, com areal e zonas de relva arborizadas, se situa a cerca de 1,5 quilómetros do centro de Vale de Cambra e já regista “uma procura significativa” na época balnear.

“Como a qualidade da água é muito boa e o local aprazível, de manhã a praia já está cheia de gente e, por esse motivo, queremos proporcionar-lhe melhores condições, aumentando as áreas de estacionamento e qualificando toda a envolvente, para o que procuraremos também adquirir alguns terrenos na proximidade”, diz José Alexandre Pinho.

Já na praia de Paço de Mato, a cerca de 10 quilómetros da sede do município, está prevista a criação de instalações sanitárias de apoio, o arranjo do seu parque de merendas e a reabilitação de um fontanário aí existente. A intenção da autarquia é criar condições para gerar mais procura por essa praia, onde “as águas de montanha são de excelência”.

A terceira praia fluvial sujeita a arranjo é a de Pontemieiro, localizada a cerca de 15 quilómetros do centro de Vale de Cambra e equipada com um “tanque” próprio para crianças no rio. Aí, a intervenção câmara passa por criar melhores condições em geral para quem usufrui do espaço, que o vereador diz ser “muito procurado por famílias que, no verão, visitam a região”.

As três intervenções em causa vão decorrer a ritmos distintos, consoante as especificidades do terreno em causa, mas José Alexandre Pinho conta que, “pelo menos as de Paço de Mato e Pontemieiro, estejam prontas a tempo da próxima época balnear, que costuma começar por volta do dia 15 de junho”.

 

Fonte: Mundo Português

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *