Também no Porto, Portugal primeiro!

Quota de Portugal nas vendas de vinho do Porto cresceu quase 5% desde 2010. A 10 de setembro, há oportunidade para ampliar o interesse nacional.

Em 2017, Portugal tornou-se o primeiro mercado do vinho do Porto, em valor. Esta mudança resulta de vários fatores, com o turismo à cabeça, mas só é possível com a mudança de atitude dos portugueses relativamente ao que é nacional e com muito trabalho de vários setores da economia. Temos agora muito mais orgulho no que o país oferece, no que aqui se produz e nos diferencia aos olhos do mundo – que tem mostrado uma curiosidade crescente sobre Portugal, os portugueses e os produtos portugueses. Isto fomenta a atenção generalizada para o que é português, de qualidade e com identidade. É o caso do vinho do Porto, antes visto como um produto sobretudo para exportação, e que hoje se valoriza e se consome cada vez mais cá dentro. O papel dos agentes económicos, da restauração e da hotelaria, bem como ações de formação, são fundamentais para melhorar a qualidade do serviço, desenvolvendo esta renovada atitude. Um maior cuidado com as temperaturas, com o copo que melhor evidencia as características do vinho e com as harmonizações, traduzem uma nova relação com o vinho do Porto, que se enraíza gradual e rapidamente, influenciando os números, com o mercado nacional a equilibrar a exportação.

A quota de Portugal nas vendas de vinho do Porto cresceu quase 5% desde 2010. No ano passado, um total de 1,4 milhões de caixas (+0,3%), no valor de 73,7 milhões de euros (+6,1%), registou a subida do preço médio (+5,8%). No primeiro semestre de 2018, mantêm-se acréscimos de 4,1% em quantidade e 1,2% em valor. Para esta evolução, têm contribuído as categorias especiais, cujas quantidades vendidas aumentaram, em 2017, (+40,2% para o Vintage; +16,1% para os Tawnies com indicação de idade) e, no primeiro semestre de 2018 (+45,3% para o Vintage; +10,0% para os Idades).

No IVDP, sempre em boa articulação com o setor, reforçamos ações de promoção e formação, apostando nos resultados de um setor estruturante, com um público cada vez mais curioso e interessado. Aqui fica o convite para a descoberta da diversidade do vinho do Porto, comemorando connosco do Port Wine day, em 10 de setembro próximo (www.portwineday.pt)!

residente do IVDP – Instituto dos Vinhos do Douro e Porto

 

Foto: André Rolo / Global Imagens

Fonte: Dinheiro Vivo

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *