fbpx
Cultura

Porto: 5 coisas para ver e fazer depois do São João

Depois da grande festa, a cidade não para. Há muito para ver e fazer na semana a seguir às festividades sanjoaninas.
Filmes sobre futebol, peças de teatro de marionetas ou continuar a festa na roda gigante ou visitando uma exposição de martelinhos – não falta o que fazer nos dias seguintes ao São João.
1. Andar na roda gigante
É ainda possível andar na roda gigante instalada na Praça Mouzinho de Albuquerque, mais conhecida por Rotunda da Boavista. Esta e as outras diversões sanjoaninas ficam montadas até dia 1 de julho, domingo.

Das 14h00 às 23h00; sexta até à 01h00; sábado e domingo das 10h00 à 01h00.

2. Visitar a exposição do 7º Concurso de Martelinhos de São João
O martelinho de plástico foi criado em 1963 pelo fabricante de brinquedos Manuel Boaventura. Chamava-se martelo musical e foi adotado nesse ano pelos estudantes universitários que queriam algo barulhento para a Queima das Fitas. O sucesso foi grande e começou a utilizar-se nos festejos do São João. Em 2012, a Fundação da Juventude abriu o primeiro concurso de martelinhos, que promove a interpretação artística do objeto. O resultado da 7ª edição pode ser visto no Palácio das Artes, até dia 30 de junho, das 10h00 às 18h00. Em exposição estão os vencedores, e outros participantes, nas várias categorias: objeto, 2D e vídeo. A entrada é gratuita.

 

3. Ver a 3ª edição do festival Cine Futebol Clube

A terceira edição do festival conta com a exibição de oito curtas e longas-metragens durante dois dias. Dia 29, dá-se o pontapé de saída com a curta espanhola Padres Hooligans , às 21h00, e às 21h30 passa Fuori Campo , do coletivo MELKANAA, que aborda histórias de refugiados no mundo do futebol em Itália. Os filmes são exibidos no Hard Club, nos dias 29 e 30 de junho. O bilhete diário custa 3 euros.

 

4. Celebrar os 30 anos das Marionetas do Porto

As Marionetas do Porto celebram 30 anos. Este grupo fundado por João Paulo Seara Cardoso tem museu aberto no Teatro do Belomonte e está a fazer programação especial durante 2018. Entre 1 e 8 de julho está em cena Pelos Cabelos , peça para crianças e famílias a partir das ilustrações de João Vaz de Carvalho. Além disso, o museu que conta a história da companhia é visitável todos os dias.

5. Apreciar as participações no concurso de homenagem a Paulo Cunha e Silva

Para homenagear Paulo Cunha e Silva (1962- -2015) – médico, professor, crítico e curador de arte e vereador da Cultura da CMP – a autarquia abriu um concurso para jovens artistas. O resultado está exposto na Galeria Municipal do Porto, até dia 18 de agosto, das 10h00 às 18h00. A entrada é gratuita.

Fotos:  Igor Martins, José Carmo, Artur Machado/Global Imagens, Amin Chaar, DR
Fonte: Evasões

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *