Esta nova francesinha vegan promete dar que falar

O prato mais típico do Porto em versão vegan levou seis meses a apurar a receita, feita pelo chef do Santa Francesinha. O público vai poder prová-lo, pela primeira vez, em Lisboa.

Possivelmente controversa para uns e positiva para outros, certo é que a francesinha vegan existe e vai ser apresentada no Santa Francesinha, no Porto, no próximo sábado às 17h00. O evento é fechado, porém, a um leque de 15 convidados que vão provar a criação pela primeira vez, antes de ela rumar ao Festival das Francesinhas, em Lisboa.

O chef Domingos Teixeira, do restaurante do grupo Cufra, «levou seis meses para desenvolver este prato, que tal como as francesinhas tradicionais, tem no molho o seu grande segredo», dizem os autores da iniciativa. Na confeção são utilizados ingredientes 100% vegan – como o pão, o tofu e salsicha fresca (de seitan e soja) – todos eles certificados por associações do movimento vegan.

Francisco Freixinho, mentor da ideia, acredita que a francesinha vegan poderá fazer furor, tendo em conta que há cada vez mais pessoas preocupadas com a alimentação e a adotar uma filosofia de vida vegan. Após a apresentação exclusiva no Porto o prato ruma ao Festival das Francesinhas de Lisboa, que decorre de 4 a 9 de dezembro na FIL.

O evento conta com os restaurantes Alicantina, Alfândega Douro, Cufra e Santa Francesinha para confecionar o famoso prato. Vai haver francesinhas tradicionais, outras feitas em forno a lenha, e também uma de alheira e outra com queijo da serra. A 11ª edição edição do Festival das Francesinhas de Lisboa vai decorrer de 4 a 9 de dezembro (das 12h00 às 00h00), entre os pavilhões 2 e 3 da FIL, com entrada livre.

 

Foto: DR

Fonte: Evasões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *