fbpx
Gastronomia

Enólogos de todo o mundo escolhem a rolha de cortiça

Várias personalidades mundiais ligadas à área do vinho decidiram partilhar o porquê de considerarem a rolha de cortiça como o melhor vedante para o seu vinho e apontam catacterísticas singulares a esta matéria prima. No vídeo ‘Vinho e Cortiça’ podemos perceber, pelo testemunho de vários enólogos, vitivinicultores, especialistas na área do vinho, como a cortiça e as rolhas são consideradas a melhor guardiã do vinho.

As histórias de tradição e perfeita harmonia entre o vinho e a cortiça não deixam de ser mencionadas por Josep Roca, o sommelier de um dos melhores restaurantes do mundo, o El Celler de Can Roca, em Espanha. “A cortiça dá (ao vinho), mantém-no com vida e permite-lhe passar a vida dentro de uma garrafa de uma forma muito naturalmente inteligente” afirma Josep Roca.
Por sua vez, Philippe Bascaules, diretor administrativo da emblemática e lendária propriedade de Château Margaux justifica o porquê de escolher a rolha de cortiça para o famoso vinho que produzem. “Se me perguntar o que é uma garrafa Château Margaux eu respondo-lhe que é uma garrafa de vidro contendo o nosso vinho e vedada com uma rolha de cortiça. Para mim, a rolha de cortiça faz parte do produto Château Margaux” afirma Philippe Bascaules.

Eric Baugher, enólogo da Ridge Vineyards, na Califórnia, refere que “o uso da rolha de cortiça natural complementa o objectivo de transmitir uma mensagem de tradição e produção natural do vinho, proporcionando ao cliente uma excelente experiência quando abre uma garrafa.” Nomes como Philippe Guigal (Domaine E. Guigal), Rafael Guilisasti (Concha y Toro), Tim Bell (Dry Creek) e Ricardo Cotarella (Falesco) são alguns dos outros nomes que falam desta simbiose entre a cortiça e o vinho. A APCOR já conseguiu recolher mais de 50 testemunhos mundiais que explicam o porquê de utilizarem a cortiça como “chave” para o sucesso, mostrando claramente ser a preferida da larga maioria dos produtores de vinho em todo o mundo.

Para além de ser um produto 100% natural, reciclável e reutilizável, as rolhas de cortiça também acrescentam valor ao vinho. O setor da cortiça está a viver um período de grande expansão e de reconhecimento internacional. Esta preferência materializa-se em aumentos médios anuais das exportações na ordem dos 4,5%, durante os últimos 9 anos.

 

Fonte: Mundo Português

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *