Diretriz Solutions, consultoria especializada em Petróleo e Gás, fala sobre sua atuação no mercado

Em poucas palavras quem é a Diretriz Solutions no imenso mercado internacional?

A Diretriz Solutions é uma empresa de consultoria especializada em Petróleo e Gás. Estamos no mercado desde 2014 e contamos com uma equipe multidisciplinar de consultores com décadas de experiência em grandes empresas multinacionais no segmento de Petróleo e Gás no Brasil e no exterior. Possuímos parceiros em diferentes países e com diferentes expertises de forma a garantir que sempre estejamos preparados a atender as demandas de toda a cadeia de Petróleo e Gás, em diferentes locais do globo, uma vez que este segmento se caracteriza pela sua globalidade.

 

Que serviços oferecem ao vosso público?

Oferecemos o know-how de Consultores que durante décadas atuaram como Executivos de grandes Empresas do segmento de Petróleo e Gás e é exatamente esse know-how que nos permite entregar um produto de altíssima qualidade e de forma bastante diferenciada. Nossos produtos estão organizados em 4 grandes pilares a saber:

  • Outsourcing & Mão-de-Obra, que consiste no Suporte aos aspectos Societários; Serviços de Contabilidade para Empresas do segmento de Petróleo e Gás; Gestão dos aspectos Fiscais; Gestão de Pessoal e Gestão Financeira)
  • Gestão Regulatória; Financeira e Comercial, que consiste em Controladoria; Gestão Orçamentária; Gerenciamento de Projetos, e Suporte em negociações com Parceiros Operacionais (FCMs; TCMs e OCMs); Gestão dos Compromissos com Conteúdo Local; Suporte à Contratação de bens e serviços; Gestão de Inventário; Gestão de Performance através de KPIs)
  • Serviços de Consultoria, que consiste em Planejamento Estratégico; Suporte em M&A; Otimização de Processos; Inteligência de Mercado; Planejamento Tributário; Avaliação Econômico-Financeira; Controles Internos; Gestão de Risco; Soluções em Seguros e Garantias Financeiras; Suporte à Novos Entrantes para estruturação no país
  • Auditoria de Joint Ventures e Due Diligences nas áreas Regulatórias, tributárias.

 

De que forma abordam os vossos clientes para que possam desenvolver soluções “Fit for Purpose”?

Devido às décadas de experiência de nossos consultores em diferentes empresas e países, possuímos uma experiência bem diversificada de “approach” quanto aos diferentes temas de interesse de nossos clientes. Durante a discussão inicial de qualquer projeto, temos uma escuta interessada e apurada, para entendermos apropriadamente não só os objetivos de nosso cliente, como também as questões relacionadas à estrutura, cultura organizacional, expectativas, e como o sucesso desse projeto será avaliado,  para que, então, possamos elaborar uma proposta e executar um trabalho que tenha aderência à realidade específica de cada cliente.

 

A Diretriz Solutions tem como valores Eficiência; Eficácia e Cultura Corporativa; neste sentido que mensagem pretendem transmitir para futuros clientes; que vos diferencie da vossa concorrência?

Entendemos que o sucesso de qualquer empreendimento passa por fazer certo as coisas (eficiência), bem como por fazer as coisas certas (eficácia). Porém nada adianta se isso não for suportado por mentalidade e comportamento alinhados com a cultura organizacional.  Como já dizia Peter Drucker “Cultura come a Estratégia no café da Manhã”. Ou seja, todo e qualquer esforço de mudança e melhoramento organizacional passa por mudanças nos processos, estrutura e sistemas (hardware), mas sem o apoio da cultura organizacional (software), não se obtém sucesso nessas iniciativas.

 

O primeiro nome da empresa era Diretriz Brasil e mudou para a Diretriz Solutions em 2016 quando iniciou parceria com empresas internacionais; Portugal faz parte desta internacionalização?

A Indústria de Petróleo e Gás é global, e Portugal, bem como as empresas portuguesas, estão muito bem posicionadas nesta indústria. Isso faz com que o mercado lusitano seja extremamente interessante para a Diretriz Solutions. No Brasil, a Galp é uma das principais parceiras da Petrobras, posicionando-se como a terceira maior produtora de Petróleo e Gás em território brasileiro. Além disso, as empresas portuguesas de consultoria, os escritórios de advocacia e as prestadoras de serviços que atendem a cadeia de Petróleo e Gás tem um papel de destaque nos países de língua portuguesa na África, que fazem parte dos objetivos da Diretriz Solutions. Já existem projetos internos que visam a abertura de uma filial da Diretriz Solutions em Lisboa. Com isso, em breve teremos empresas portuguesas como nossas parceiras.

 

Quais as vantagens do mercado português para o vosso setor?

O mercado português é estrategicamente um facilitador para o projeto de expansão internacional da Diretriz Solutions.

 

Como associado da Câmara Portuguesa; quais os serviços que prestamos que foram fulcrais na decisão em se tornar associado?

Para a Diretriz Solutions, esta parceria com a Câmara Portuguesa foi decisiva no nosso processo de expansão no mercado internacional, tendo em vista que os encontros de negócios, os painéis de discussão e a possibilidade de networking com os principais “players” do nosso mercado e do mercado português são fundamentais para nosso crescimento e o sucesso de nossa internacionalização.

 

Quais as mais valias para a sua empresa em ser associado da Câmara Portuguesa do Rio de Janeiro?

Ao se tornar associada da Câmara Portuguesa, a Diretriz Solutions amplia sua visibilidade, aumenta sua credibilidade e o seu networking é muito mais amplo e dinâmico.

 

Onde imagina a sua empresa daqui a 10 anos? Ainda associado ao mercado português?

Em 10 anos, a Diretriz Solutions estará consolidada no mercado português e africano, assim como já acontece no mercado brasileiro, e contará com filiais em Lisboa, Luanda e Maputo, participando ativamente dos projetos relacionados ao segmento de Petróleo e Gás, agregando valor a esse mercado.

 

Fonte: Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *