Alegrem-se, os cachorrinhos do Gazela agora são a dobrar!

À primeira vista, quando se entra na nova Cervejaria Gazela, vem à memória dos clientes aqueles filmes de Hollywood onde as coisas são ampliadas para o dobro do tamanho. E, de facto, foi o que aconteceu com este “lugar de culto” que na nova morada (Rua de Entreparedes, 8, Porto. Tel. 221 124 981) manteve o aspeto da casa original, só que num espaço muito maior. É motivo de alegria, para os apreciadores. Desde o passado sábado, dia 4 de agosto, há duas Cervejaria Gazela para visitar.

De resto, tudo (ou quase tudo), se mantém igual na nova Cervejaria Gazela em relação à original. Os cachorrinhos (€3,40), estreitos e comprido, cortados em pequenos pedaços, continuam iguais e a ser pedidos aos pares, uma vez que só um não chega para ficar satisfeito. Acompanham com batata frita e claro, um fino gelado que a norte não se servem imperiais. Mantém-se o balcão em forma de “U”, e mantém-se também a muita procura, em especial pelos turistas que escolhem a Invicta como destino de férias e vão à procura dos famosos cachorrinhos.

A Cervejaria Gazela abriu portas em 1962. Mas quis o acaso que um dia, fosse estrela de televisão, quando o já desaparecido Anthony Bourdain se deixou filmar, para o programa “Parts Unknown” a deliciar-se com os cachorrinhos da casa. Aliás, o apresentador de televisão ganhou direito a uma fotografia na parede da Cervejaria Gazela original, e desde então, muitos são os que procuram a prova dessa vista. Para uma cervejaria com quase 60 anos, a visita do apresentador marcou um “antes e um depois”. Hoje é dos locais a não perder da cidade do Porto.

A ideia inicial era a de aumentar a Cervejaria Gazela (Travessa Cimo de Vila, 4, Porto. Tel. 22 205 4869), mas a obra mostrou-se impossível de realizar. Optou-se pela solução de abrir uma espécie de delegação, curiosamente, a poucos metros da casa original. A escolha recaiu numa antiga churrasqueira que tinha acabado de fechar e, já que se ia ter mais espaço, aumentaram-se também as propostas para petiscar. Agora há francesinha (€10) no “Gazela”, feita com um pão bijou. Por esta altura, convém lembrar que na carta há também pregos, sandes e omeletes.

As duas cervejarias Gazela encerram ao domingo. A original encerra também sábado ao jantar. A nova, nesse dia, ainda serve jantares. E, já agora, não se incomode se também chamarem à Cervejaria Gazela “Snack-bar Gazela – Cachorrinhos da Batalha”. Mais do que o nome, o que interessa são os cachorrinhos fenomenais.

Fonte: Boa Cama Boa Mesa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *