fbpx

30 anos da rede de Hotéis Vila Galé

O Vila Galé completou 30 anos em 2018 e o Presidente do grupo, Sr. Jorge Rebelo de Almeida, concedeu uma entrevista exclusiva para a Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro.

Confira abaixo:

A Vila Galé conquistou vários prémios de Excelência. Enquanto grupo hoteleiro português venceu também na categoria de Hotelaria, Turismo, Desporto e Ensino. Como define o Grupo em poucas palavras?

O nosso grande segredo é trabalharmos muito, com esforço e dedicação e termos equipes muito dedicadas, esforçadas, que se entregam. Digo muitas vezes que somos viciados em fazer coisas. A Vila Galé é uma empresa empreendedora, sólida, que cumpre os compromissos a tempo e horas. E que tem sempre muito presentes o valores da ética, da solidariedade, da responsabilidade social e a preocupação com o meio ambiente. Essa tem sido a nossa fórmula e creio que tem corrido bem. Este ano assinalamos o 30º aniversário desde a abertura do nosso primeiro Vila Galé, que foi em 1988, no Algarve (Portugal). É certo que ao longo deste tempo houve dificuldades, mas tivemos inegavelmente muitos sucessos também.

Trabalham maioritariamente para que público?

Temos 30 hotéis – 23 em Portugal e sete no Brasil, entre resorts na praia e hotéis em cidade. Conseguimos chegar a diferentes públicos, seja quem viaja em lazer, de férias, seja quem se desloca em trabalho ou para eventos corporativos. Mas temos uma oferta muito focada no turismo de famílias, com muitas atividades e propostas para as crianças, como o clube nep, os trampolins, a animação diária que há em todos os hotéis. A marca está muito associada e é reconhecida por esse posicionamento. Basta dizer que nos hotéis Vila Galé, quando ficam hospedadas no quarto e no mesmo regime dos pais, as crianças não pagam. Por exemplo, no Brasil, a maioria dos nossos hóspedes são famílias com filhos, homens e mulheres que viajam a trabalho e casais jovens. Geralmente, são das classes ABC, especialmente da região Sudeste.

A Vila Galé privilegia a localização, o conforto e a decoração das suas unidades. Quais os pontos-chave para garantir o sucesso das 30 unidades hoteleiras pelo mundo?

O lema da Vila Galé é “Sempre perto de você” (Em Portugal, “sempre perto de si”), portanto, sempre buscamos entender, sentir e superar as expectativas dos nossos clientes. Gostamos que as pessoas se sintam como se estivessem na sua segunda casa quando ficam num dos nossos hotéis e por isso tentamos criar um ambiente descontraído, sem excesso de formalidade, que seja até familiar e próximo dos hóspedes. Um dos pilares da atuação dos nossos colaboradores é “sentir o cliente”, promovendo oferta diferenciada, que surpreenda, que proporcione boas experiências. Daí apostarmos muito em conceitos inovadores e pioneiros. Por exemplo, no Vila Galé Fortaleza, criamos o regime All Inclusive Gourmet, um conceito único no mercado, no qual o hóspede tem direito a produtos de marcas diferenciadas, além da possibilidade de jantar nos restaurantes A La Carte Inevitável (gastronomia contemporânea e internacional); Sushi Lounge (culinária japonesa) e Massa Fina (Gastronomia italiana, incluindo massas, risotos e pizzas artesanais). Já no Vila Galé Porto Ribeira, um hotel boutique à beira do Rio Douro, no Porto (Portugal), incorporamos o conceito Paper Free. O hotel substituiu o papel por soluções mobile com recurso a tablets, smartphones e às televisões dos quartos. Há poucas semanas abrimos o hotel Vila Galé Sintra, um hotel com um conceito de wellness e saúde onde a grande novidade é o Revival Medical Spa, com programas médicos para emagrecer, deixar de fumar, fazer detox ou anti-aging, pós parto e até para crianças, de reeducação alimentar. Aqui, toda a oferta é pensada para famílias, ao contrário do que acontece neste tipo de hotéis, habitualmente mais vocacionados para estadias sozinho ou casais.

O que os diferencia dos demais neste vasto mercado?

Desde logo a localização. Temos muita atenção às localizações das nossas unidades hoteleiras. E dou o exemplo do Vila Galé Touros, em Rio Grande do Norte, que será o maior da região numa zona linda e com imenso potencial. Mas há outros fatores que nos diferenciam. A nossa oferta gastronômica, a animação diária para adultos e crianças, a boa relação qualidade-preço, a simpatia e acolhimento das equipes, o constante investimento na renovação e manutenção dos hotéis, com intervenções todos os anos. Temos também tido o cuidado de apostar em hotéis temáticos, porque acreditamos que o hotéis não devem ser apenas espaços para dormir. Devem ter vida própria, ter atividades culturais. Foi isso que fizemos com o Vila Galé Collection Palácio dos Arcos, perto de Lisboa, que é dedicado à poesia, ou no Vila Galé Rio de Janeiro, em pleno bairro da Lapa, que tem a bossa nova, samba e cultura luso-brasileira como temas, sempre com a ambição de dar ao cliente uma experiência de alojamento mais interessante. E há novos segmentos e áreas de negócio que estamos a explorar, como esta do turismo de saúde e wellness, neste hotel de Sintra. Ou a vertente imobiliária, que também estamos a desenvolver com bons resultados no Cumbuco, onde temos o empreendimento Vila Galé Sun Residence, e em Sintra, já que o projeto também existe esta oferta

Quais as novas tendências deste negócio? Acreditam que o mercado de luxo está a crescer?

Existe espaço para todos os segmentos e procura para as diferenças propostas de valor a nível hoteleiro.

Como associada da Câmara Portuguesa do Rio de Janeiro, quais foram as mais valias para a sua empresa?

A Vila Galé é o segundo maior grupo hoteleiro português, com 23 unidades espalhadas POR PORTUGAL E 7 NO BRASIL, portanto, é uma marca que a comunidade portuguesa, reunida na Câmara, reconhece e identifica. Essa identificação e sinergia possibilitam inúmeras possibilidades de parcerias de negócios. E falamos não só a nível da hotelaria, mas também dos vinhos e azeites Santa Vitória, que produzimos na herdade que temos no Alentejo, em Portugal, e que enviamos para o Brasil.

Que projetos tem para um futuro próximo?

Neste ano, em Portugal, já inauguramos o Vila Galé Sintra e o Vila Galé Collection Braga, que é um hotel de charme, num edifício histórico que era um antigo HOSPITAL que recuperamos e reabilitamos. Em setembro, vamos inaugurar o maior resort do Rio Grande do Norte, o Vila Galé Touros, com 514 unidades habitacionais e um salão de eventos com capacidade para até 1200 pessoas, mas também cinco restaurantes, spa Satsanga, clube infantil Nep, centro náutico, campo de futebol e outro multiusos, quadra de tênis e três piscinas exteriores, uma das quais com escorregadores para crianças. Este será o quinto resort da Vila Galé no Brasil, num investimento de 150 milhões de reais que vai gerar 450 empregos diretos, para além dos indiretos proporcionados pela própria dinamização da economia. Em 2019, em território português, prevemos abrir o Vila Galé Elvas, no Alentejo, e o Vila Galé Serra da Estrela, em Manteigas, que será o nosso primeiro hotel de montanha. Vamos continuar a apostar no enoturismo e na produção de vinho, desta vez no Douro, com o projeto Vila Galé Douro Vineyards. Já no Brasil, estamos a estudar a possibilidade de investir novamente na Bahia ou até em outros estados do Nordeste.

Onde imagina o Grupo Vila Galé daqui a 10 anos?

Queremos continuar a fazer coisas, mas de forma pensada, planejada, sem dar passos maiores do que as pernas. Não faz sentido abrir hotéis só por abrir. Mas sim investir em projetos diferenciadores, que resultem da reabilitação de edifícios com história, que sejam temáticos e que contribuam para valorizar a oferta hoteleira que temos em Portugal e no Brasil. Paralelamente, a estratégia passa por continuar a fortalecer a empresa, a investir na formação e nos recursos humanos. Dá-nos muito mais prazer fazer hotéis e desenvolver projetos na área da gastronomia, da animação e até da agricultura que nos obriguem a puxar pela imaginação.

Fonte: Câmara de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *